21 de setembro de 2005

Quando a «água sem gás» vira «água lisa»

Vale a pena recordar aqui um curtíssimo episódio de férias. Em pleno Agosto no Algarve, os cafés e as esplanadas são, nesses dias grandes, poiso certo para mim. Aí me entrego à leitura de jornais, revistas, livros, enfim de tudo o que tenha «letras impressas». Por norma, consigo abstrair-me da multidão, perdendo-me na leitura. Ocasionalmente, porém, vou observando o género humano nas suas pequenas misérias e grandezas. Sobretudo quando esse mesmo género humano se impõe a mim com vozes cujos décibeis superam em muito a minha capacidade de abstracção. Aí, não há nada a fazer senão procurar ler, «com um olho no burro e o outro no cigano», que é como quem diz com os olhos na escrita e os ouvidos na conversa. Ou melhor, com os olhos no cigano e os ouvidos nas burras, como adiante se irá ver. Isto para respeitar rigorosamente os agentes do aforismo. Eis, pois, que se sentam ao meu lado duas senhoras, com ar algo «dondoca», mas de série B. E vai uma delas sai-se com esta para a empregada ucraniana: «traga-me um croissant, um café e uma água lisa: lisa, ouviu». A moça confirmou não só que tinha ouvido mas também que havia percebido a «lisura» do precioso líquido. E eu fiquei estarrecido com aquele alardear alarve de um conhecimento linguístico que eu pensava acantonado no jargão técnico-comercial mas que afinal é uma expressão pelos vistos do mais «in» que há. Ilusão pensar que «água lisa» só existe nos talões de supermercado ou nos rótulos de água de garrafões de linha branca… Puro engano, afinal também existe na boca de gente de linha branca que também a há… Gente lisa…
Curiosos alguns dos habitantes da Pólis…

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Curiosa said...

Não há nada melhor do que ao acordar, indecisos se bem dispostos ou não, ler este artigo para começar o dia com um sorriso...um post com o gás necessário :)

quarta-feira, setembro 21, 2005 9:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Verifico que, embora recente, este blog já tem uma leitora e admiradora permanente. E também um intruso que se entretém a encher isto de lixo.
Essas senhoras "lisas" se calhar são da mesma estirpe que hoje se manifestou em Felgueiras quando do regresso de uma fugida à justiça. É o povo da Pólis.

PS: Benvindo à blogosfera.

quarta-feira, setembro 21, 2005 10:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online