10 de março de 2006

A religião Clubite

Já se sabe que o futebol é um fenómeno tribal que convoca as emoções mais primárias, a fé e a crença. Há mesmo aqueles que, não sendo crentes e criticando as religiões, professam uma outra religião, a clubite, que é, também ela, uma fé, uma crença. E isto é interclassista e percorre transversalmente todos os estratos sócio-culturais. Devo dizer que não me excluo completamente deste grupo. Talvez a clubite seja, das aquisições da minha infância, aquela que intelectualizando acho mais irracional, mas que permanece. Não me livro dela, embora o meu supereu me critique e me alerte para alguma da irracionalidade que ela vai gerando. Vem isto a propósito de dois postes (sobretudo o Anões) de um blogue congénere, que muito prezamos, e daí este poste, as Krónikas Tugas, a propósito da vitória de ontem do Benfica. Neles se fala de uma «coligação Sporting-Porto?!», de «anões e marrecos mentais» de «tristes e grotescas existências» que só querem «odiar o Benfica»; que «nunca saberão o que é um clube com dimensão mundial», que «nasceram pequenos e provincianos e hão-de ser sempre assim», para finalizar esperando «que passem todos uma péssima noite, que espumem de raiva até ao desespero».
Ora isto é pura «espuma de raiva». E de onde é que ela vem? Ao que parece foi provocada por umas «pessoas» - adeptos do Porto e do Sporting, presumo que no máximo umas dezenas – que terão escrito e dito umas baboseiras quaisquer, respectivamente, num site de um jornal e num programa de rádio?! Confesso que pasmei. E pasmei porque esperava ver um poste eufórico, de uma alegria esfusiante por uma importante vitória internacional do Benfica que eu, aliás, me preparava para parabenizar. Pasmei por não haver uma única palavra para elogiar a equipa, o magnífico golo do Simão, o golo da consagração do Miccoli, as opções certeiras do Koeman ou até mesmo para dizer algumas das «boutades» costumeiras… Pasmei porque a tal coligação só existe na cabeça das Krónikas Tugas? E as tais «pessoas», que admito existam, são uma minoria… Aproveitar o que – repete-se -, quiçá umas dezenas de indivíduos escreveram num site ou disseram numa rádio para afirmar o que se afirmou aproxima irremediavelmente as Krónikas Tugas daqueles que critica… E o comentário é totalmente desproporcionado e desajustado, ainda por cima num dia como o de ontem…
Confesso que por muito que me esforce não consigo compreender a raiva que emana deste poste…
Ou melhor, acho que ele é uma espécie de sublimação das frustrações acumuladas, ou seja, o produto de uma certa nostalgia megalómana de adeptos de um clube que, qual fidalgo arruinado, vive sobretudo das glórias passadas e aproveita as vitórias de hoje para arrasar a nova fidalguia…
Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online