21 de fevereiro de 2006

Dois F e um I – Freitas, Futebol e Islão

Tem-se falado muito e comentado, na blogosfera e fora dela, como um dos maiores dislates do ano, a sugestão do MNE em realizar um campeonato de futebol euro-árabe (a terminologia euro-árabe não é exacta – como se sabe -, mas o que conta é a ideia). Embora não seja por essa via que se resolve o problema do «fundamentalismo islâmico», a ideia tem efectivamente potencial…
Todos sabemos que o desporto, e em concreto o futebol, aproxima as pessoas… Organiza-nos os sentimentos bélicos de uma forma pacífica…
Já na Grécia Antiga, os diferentes jogos, mas sobretudo os jogos olímpicos, serviam para aproximar as diferentes cidades-estado. Aliás, a unidade da Grécia fica a dever-se, em grande parte, aos jogos olímpicos…
Tal como nas empresas, é comum hoje organizar jogos de futebol para aproximar as pessoas, estreitar laços, ganhar coesão e espírito de grupo. No fundo perceber que o Outro com o qual não lidamos ou lidamos apenas numa relação funcional não é afinal assim tão diferente de nós… Foi só isto que Freitas do Amaral quis dizer…

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um dos maiores dislates do ano? Merecia o prémio Nobel!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 12:08:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Vá lá, vá lá... Esperava receber mais pancada com este poste... Nota-se que o SLB ganhou... A do Pémio Nobel, já conhecia das Krónikas... A imaginação hoje foi toda para o Torcato e para o Marcelino?! :-)

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 1:47:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora, para quê gastar mais latim? Ou gastar mais cera com ruim defunto???

sexta-feira, fevereiro 24, 2006 1:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online