4 de novembro de 2005

Preconceito sem Orgulho no Expresso

O «nosso» bem conhecido Expresso traz esta semana, na última página, uma notícia com o título Morte de portuguesa em experiência farmacêutica. A dita notícia, assinada por Graça Rosendo, reza assim:
«A FAMÍLIA de Felícia Moreira pôs em tribunal a multinacional Abbott, alegando que Felícia morreu por ter tomado um medicamento daquele laboratório, durante um ensaio clínico. Trata-se de uma acção inédita em Portugal, pretendendo a família de Felícia que a multinacional «trate os doentes europeus, e no caso os portugueses, da mesma maneira que trata os norte-americanos», explicou ao EXPRESSO o filho da doente, o economista, Fernando Moreira».

Felícia sofria de artrite reumatóide. Aceitou participar num ensaio clínico de um novo medicamento e morreu de uma sépsis, uma infecção generalizada, alegadamente causada pelo medicamento. A Abbott propôs uma indemnização de 1 milhão e dólares. A família quer mais. Eis a síntese da notícia. Lamenta-se, naturalmente, a morte e a tragédia pessoal daquela família. E espera-se que as bulas dos medicamentos comercializados na Europa e em Portugal sejam tão exaustivas quanto nos Estados Unidos.

O que nos interessa, porém, hoje assinalar aqui é a indicação, dada pela jornalista, da profissão do filho de Felícia Cabrita, que nada acrescenta à notícia. Porquê referir-se «economista». A notícia é sobre «Economia»? Tem de se invocar essa qualidade? A profissão acrescenta alguma coisa à notícia? A profissão confere credibilidade aos factos relatados? Se o filho da doente fosse empregado da construção civil, canalizador, mecânico, isso apareceria? É óbvio que a resposta a estas questões é «Não». E um «Não» rotundo. Essa indicação, porém, encerra um preconceito social e um elitismo idiota por parte de um jornal de referência como pretende ser o Grande Educador do Povo da Pólis (GEPP). O «tique», porventura involuntário, do GEPP, é afinal um pouco o reflexo de todos nós, enquanto povo. Recém chegados à «ilustração» dos cursos universitários e à «terciarização», o nosso reconhecimento social advém em muito do prestígio das profissões e dos títulos universitários que ostentamos... Lembro-me sempre, quando vejo destas, das palavras de um velho professor quando, na Faculdade, nos referia que uma «licenciatura» era apenas – e de acordo com a origem e o uso da designação medieval da expressão – uma «licença para ensinar»… E já agora – por falar em jornalismo de referência – o título interior da notícia é Ensaio para a morte. O 24 Horas, que para o GEPP não é um jornal de referência, certamente não faria melhor…
Eis, pois, no seu melhor, o melhor jornalismo da Pólis…

3 Comments:

Blogger Curiosa said...

Excelente artigo...Observação 5* sobre a classificação das pessoas mediante a sua profissão...é caso para se dizer que uns são filhos de Deus e outros...

sexta-feira, novembro 04, 2005 10:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Podiam mesmo ter escrito "Dr. Fernando Moreira". E porque não o Polis&etc assinar os artigos como "Dr. Politiko"? Hum? Que tal? Pois, como andou na faculdade, também tem direito...
Vamos pensar nisso nas Krónikas Tugas: Dr. Tuguinho e Eng. Kroniketas. Ou ficará melhor Dr. Kroniketas e Eng. Tuguinho?
E para o provedor, fica o Prof. Idálio Saroto!

sábado, novembro 05, 2005 1:44:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Ah, mas aí há uma nuance, meu caro, designadamente no caso do Prof. Idálio Saroto. Se o «homem» tem doutoramento é Prof. Doutor Idálio Saroto, se não tem é Prof. Dr. Idálio Saroto. Só Prof. é que não dá, pois pode ser confundido com os «profes» do Secundário e do Básico. E nisto de títulos, como se sabe, é cada macaco no seu galho... É a grande macacada da Pólis... :-)

sábado, novembro 05, 2005 1:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online