1 de setembro de 2006

Foi você que pediu um Estado de Direito...

Ouvi de raspão – por isso carece de rigor esta minha nótula – nos noticiários da noite das televisões da Pólis que a Justiça desta nossa Pólis, no caso o Tribunal de Cascais, demorou 14 anos para decidir que não era competente para julgar o caso do naufrágio do Bolama… 5110 dias para dizer que não é competente… Imagine-se quantos seriam precisos para julgar o caso… Um juiz entrevistado a seguir diz com ar seráfico que a culpa é dos muitos processos que os juízes têm… Alguns têm mais de 10.000…
Independentemente da causa das coisas, as ditas coisas estão a atingir um estado tal que já não sei o que me despertam! Despertar-me-iam indignação se essa decisão demorasse um ano… Demorando 14 despertam-me tristeza e a esperança de nunca ter de me cruzar com essa Senhora de nome Justiça. Bem como a certeza de pouco contar ou mesmo de não contar com ela apesar de alegadamente – palavra muito cara aos agentes da mesma – viver num Estado de Direito…
Realmente, chamamos a muita coisa Estado de Direito...

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Politikos said...

Não conheço a situação da Índia, mas, ó Luar, parafraseando alguém, afinal comparamo-nos com quem?

domingo, setembro 03, 2006 11:47:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Que deliciosa ironia! Nunca me ocorreria a Índia.

domingo, setembro 03, 2006 1:43:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Pois é, cara Maloud, mas a «nossa» Luar parece saber muita coisa sobre o sistema judicial indiano... Faltam-me de todo argumentos e conhecimentos para ripostar, mas não me custa aceitar como boa a comparação... E no caso concreto, todos sabemos que sob expressões como «subcontinente indiano» ou a «economia emergente» coexistem as mais díspares realidades... Aguardemos os esclarecimentos da Luar!

segunda-feira, setembro 04, 2006 2:43:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online