10 de setembro de 2006

A lata dos animais

Não creio que o grau de desfaçatez no espaço público da Pólis seja maior nos agentes agentes desportivos do que nos agentes políticos, nos agentes judiciais ou noutros. É apenas diferente, mais básico, menos sofisticado e, se calhar por isso, mais visível.
Assistimos nos últimos dias a umas declarações da mais absoluta desfaçatez proferidas por Luís Filipe Vieira (LFV), presidente do Benfica, na sequência da divulgação pelo jornal O Público de umas conversas telefónicas entre aquele e o presidente da Liga, Valentim Loureiro (VL).
O que estava em causa era a escolha de um árbitro para um jogo da Taça de Portugal e depois de vários nomes ventilados por VL, LFV lá acabou por escolher um. Pelo meio palavrões a fechar e/ou abrir cada uma das frases, demonstrativos de uma certa virilidade discursiva, e considerações avulsas sobre os vários nomes que iam desfilando.
Parece que havia um árbitro nomeado e não podendo ser esse, o Benfica – que LFV faz questão quase sempre de tratar pelo nome completo (apesar de tudo preferível a expressões como nação benfiquista) - escolheu outro. Ficámos a saber que se escolhem árbitros ou, pelo menos, que o Benfica escolhe árbitros para alguns dos jogos mais importantes.
E o que diz LFV – pasme-se – que a escolha se ficou a dever a razões de ética, que sabia que os dois árbitros, o nomeado e o escolhido, eram militares e que tal facto garantia um comportamento e um desempenho éticos de maior rigor. Ora, a julgar pelos anúncios recentes da União Zoófila, essa associação pede pelos animais já que eles não têm lata, o que, como se vê, não parece ser verdade para certos exemplares da raça humana que a têm toda…

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger maloud said...

Como calcula, caro Politikos, o LFV não me "aquenta, nem me arrefenta". Nunca me foi apresentado, como diria o "outro". Agora que a saída a conta-gotas destas escutas telefónicas me fazem lembrar um outro episódio, fazem. E que parece "já que não vos posso condenar por manifesta incompetência, a opinião pública fará o trabalho por mim", parece.
Talvez encontre resposta numa casa em que o conheci. Por mim deixei de lá tomar chá. Os scones estavam a tornar-se indigestos. Talvez fermento a mais.

domingo, setembro 10, 2006 3:39:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Pois olhe, cara Maloud, que o «homem» se não é «dragão de ouro» foi pelo menos nomeado para tal... E se não é foi sócio do «seu» FCP, como aliás tb foi do «meu» SCP. É um jogador polivalente e anda ultimamente em grande frenesi mediático. Independentemente de as escutas sairem a conta-gotas, o certo é que elas existem... É como o ditado espanhol sobre as bruxas... Ou não quer comentar isto porque o «seu» FCP tb não sai limpo desta história das escutas?! Como aliás de muitas outras histórias dúbias: bem sei que é o seu clube, bem sei que é o seu vizinho, bem sei que sobretudo é uma bandeira de afirmação de uma cidade e de uma região, mas caramba, como mulher inteligente que é, isso não lhe pode cercear completamente o sentido crítico ;-)
E já agora, cara Maloud, aclare-me lá a críptica última parte do seu comentário.

domingo, setembro 10, 2006 9:28:00 da tarde  
Blogger maloud said...

O Pacto, assinado há dias, desviou-me a atenção do futebol e dos seus agentes, todos uns mafiosos ex-vizinho incluído, para outras máfias. E, enquanto as do futebol só me divertem {não conto dedicar-me aos chutos na bola}, as outras, se por azar ou erro for constituída arguida, podem ser incómodas.
Agora diga-me, meu caro, porque quer que aclare a última parte do comentário. Está com problemas de memória? Tem comido demasiado queijo?
PS- O LFV nunca esteve para receber o dragão de ouro. Era só o que faltava!

segunda-feira, setembro 11, 2006 2:01:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Pois, caríssima Maloud, vejo que já consegue reconhecer os «deméritos» do seu vizinho. O que já não é mau. E vejo que anda mais preocupada com a Justiça do que com o futebol. Mas olhe que andam interligados... Veja, por exemplo, que o seu vizinho, segundo o GEPP desta semana, declarou à juíza, no âmbito do Apito Dourado, que vive com um rendimento de 400 euros mensais proveniente de uma participação na SAD do FCP; não tem outros rendimentos e paga 1000 de renda de casa.. Um prodígio de gestão, já se vê...
Quanto ao Pacto ainda não o li na íntegra. Acho positivo o que conheço, mas penso - ressalvo que só li «digestos» - que passa ao lado das questões processuais, que são para mim capitais...
Do seu comentário anterior o que não percebo é a citação e a sua autoria. A tal casa, ou devo dizer loja, continuo a frequentá-la mas cada vez com menos assiduidade. Até porque o caixeiro principal da dita está cada vez mais indigesto e mais autista: postes do tamanho da «légua da Póvoa», com adendas e mais adendas, algum facciosismo e as fixações de sempre... É de um modo geral mais do mesmo. Além disso, depois de uma «disputa» acesa que tive (espero que não a tenha acompanhado) com certa comentadora e fiel acólita do caixeiro principal, quase deixei de comentar.
Quanto ao LFV e à sua pseudo ou real candidatura a Dragão de Ouro não percebo o seu espanto, já que o seu acólito José Veiga já o foi.

segunda-feira, setembro 11, 2006 11:30:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Já vejo que durante as férias perdi "cenas" saborosas. Julgo que já percebeu que me faz bem rir, portanto seja bonzinho e localize-mas. Algumas almas caridosas já me guiaram na dita casa, para as assoalhadas que consideraram imperdíveis. Só me deve faltar visitar a sua. Prometo que lhe ficarei grata.

segunda-feira, setembro 11, 2006 4:21:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Ah, cara Luar, no fundo subscreve oito linhas do que eu escrevi. Já não é mau, já não é mau...

segunda-feira, setembro 11, 2006 6:20:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Muito bem, cara Maloud. Os seus desejos são ordens. Segue em correio separado indicações úteis ;-)

segunda-feira, setembro 11, 2006 6:21:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Obrigada.

segunda-feira, setembro 11, 2006 11:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online