6 de novembro de 2006

Encontro com os vintages

Ainda tenho no palato o sabor de um vintage Fonseca de 1985. Isto depois de provarmos um vintage de 1988 e outro de 2002, todos da mesma casa, num percurso que nos foi sabiamente proporcionado. O primeiro era realmente muito bom e marcou logo pontos. O segundo era novo, enchia a boca mas estava ainda em bruto. A fruta fresca abafava tudo ao seu redor. Sobrava-lhe em pujança o que lhe faltava em requinte (talvez se pudesse aplicar esta frase noutros contextos?!). Um vinho cheio de potencial para uma boa evolução em garrafa. Falaremos daqui a 10 anos! E, assim, o último sobressaiu como um esplendoroso vintage, no ponto, revelando uma míriade de sabores profundos que nos envolveram os sentidos. Um vinho para deixar grandes recordações. Tudo isto se passou na 7.ª edição do Encontro com o Vinho e Sabores, no sábado, na antiga FIL. Do resto, dos maduros e etc. falarão proximamente e com muito mais propriedade os confrades blogueiros das Krónikas Vinícolas: Kroniketas e tuguinho. Para quem quiser e se interessar pelo tema, é claro!
Até para o ano. Cheers!

Etiquetas:

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

CHEERS, meu caro Politikos!

terça-feira, novembro 07, 2006 10:28:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cheers, caríssima Luar. E obrigado ;-)

terça-feira, novembro 07, 2006 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:-D

terça-feira, novembro 07, 2006 10:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quero acrescentar, caro Politikos, que, depois da leitura do seu «post», estive para testar o Fonseca. Mas não tendo visto esclarecida a qualidade do seu «final de boca», fiquei, e ainda estou, hesitante. :-D

terça-feira, novembro 07, 2006 11:13:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Se isto continua assim, lá tenho que ir à cave.
Agora abrir uma garrafa e não a beber em 48 horas, dizem-me os entendidos que é um bom disparate. Como sempre eu pratico alegremente o disparate.
À vossa saúde!

terça-feira, novembro 07, 2006 11:19:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Ah, cara Luar, está formalmente desatenta, o que não é seu timbre, e tb não é timbre dos membros da sua corporação!? Então eu não comecei por dizer que «ainda tinha no palato o sabor daquele vintage»... Quer melhor final de boca para um vinho do que aquele que dura dois dias?! ;-)
Beba lá o seu Fonseca à vontade e sem hesitações, ande!

quarta-feira, novembro 08, 2006 1:14:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Pois, cara Maloud, eu permito-me respeitosamente discordar dos seus amigos entendidos. Já tenho aberto vintages e LBV (gasto pouco tawnies) e com alguma idade e duram-me um mês sem qualquer problema e a cada dia melhores. Aliás, ainda não há muito tempo degustei uma preciosidade em casa de uma amiga por várias vezes e com intervalos de semanas e aquilo durou e estava sempre no ponto. Caramba, eu em 48 horas tenho dificuldade em beber uma garrafinha, pelo menos sozinho, mas na companhia de alguns convivas, a coisa despacha-se num serão ;-)

quarta-feira, novembro 08, 2006 1:20:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Sabe como é que eu bebo os tawnies? Fresquinhos com bloc de foie gras. Claro que também os vou "bebendo" cozinhados nalguns pratos.

quarta-feira, novembro 08, 2006 1:30:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Heresia, cara Maloud, heresia?!?!Ainda com o o foie gras, que eu não aprecio mas enfim, ainda vá. Admito até que vá muito bem. Agora «cozinhados» nalguns pratos?!?! Espero que sejam uns tawnies correntes?!?! É por essas e por outras que eu passei a comprar propositadamente para a cozinha uns tawnies de baixa extracção. É que quando me dei conta, os LBV e os vintages da sala estavam a servir para regar as maçãs assadas (as maçãs assadas?!?!?). E eu via as garrafas a avançar sem saber quem era o autor do delito que confessou logo com o ar de quem acha que o maluco sou eu e dizendo qualquer coisa do tipo: «tanto alarido por causa de um vinho do Porto»... Ele há cada uma... Ele há cada uma...

sábado, novembro 11, 2006 6:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente! E quando é na própria casa, ainda é mais grave!
Ah, e quanto à companhia para despachar um Fonseca Vintage num serão, isso arranja-se facilmente! ;-)
Agora isso de degustar "uma preciosidade em casa de uma amiga por várias vezes e com intervalos de semanas" e aquilo durar e estar sempre no ponto... Espero que estejamos a falar de vinho, não????

terça-feira, novembro 14, 2006 2:31:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Já se cortou cerce com os «abusos» à garrafeira, caro Kroniketas. Quanto à companhia para despachar um Fonseca Vintage num serão, pois porque não! Não seria a primeira vez e espero que não seja a última!
Quanto ao resto, é válido para o vinho e para outros contextos. Não sei se reparou na sibilina frase que aparece no meio do poste: «talvez se pudesse aplicar esta frase noutros contextos?!» Está tudo dito ;-)

quarta-feira, novembro 15, 2006 12:01:00 da manhã  
Blogger AntiPolitikos said...

Aí está o Politikos a armar aos cucos com as frases sibilinas e o catano! É que já não há paciência nenhuma para este cromo, não há mesmo!

quarta-feira, novembro 15, 2006 12:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do "alter ago" do Politikos! É assim como os vários "alter egos" das Krónikas Tugas, nomeadamente o Valter Rego...

domingo, novembro 19, 2006 6:17:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Exacto, meu caro. E não está só, parece que o personagem recolhe muitas simpatias dos leitores do Pólis. Da Luar, por exemplo, sei que é o seu preferido :-)

segunda-feira, novembro 20, 2006 11:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online