2 de outubro de 2005

Até já TMN, até logo ética na publicidade

Ao olhar as bancas de jornais, na passada quarta-feira, fui surpreendido por um fundo azul celeste em grande parte das capas dos jornais da Pólis. Estranhei e interroguei-me sobre qual seria a comemoração. O Público trazia um extenso dossier sobre a Justiça, mas a cor da dita não se assemelha, nem de perto nem de longe, a essa cor, como aliás já se tem falado por aqui. Não podia ser. Num segundo e mais atento olhar descobrem-se dois «T» nos cabeçalhos e a indicação «TMN até já». Esclarecido o mistério.

A TMN tem um novo logótipo e decidiu efectuar uma campanha maciça para a promoção da marca. Até aqui tudo bem.

Os autores da campanha – publicitários, especialistas em marketing, designers - têm aquela ideia genial de cobrir as capas de azul celeste. Até aqui tudo bem, também.

Os jornais aceitam publicar aquilo. Aí tudo mal.

Confundir publicidade com notícias ou notícias com publicidade ou embrulhá-las no meio, tipo entremeada, como parece ser o caso, não fica bem e não é eticamente correcto. Além de confundir e defraudar os leitores. Ética na publicidade: será que ainda existe? Por onde anda o ICAP – Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade e os outros organismos de regulação da Pólis…

Até já TMN, até logo ética na publicidade...

Imagem - Site da TMN

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1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E como se isso não bastasse, eu ainda pensei que aquilo fosse o anúncio/prenúncio de alguma invasão do Porto sobre os mouros. Imagine só o susto!

domingo, outubro 02, 2005 9:44:00 da tarde  

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