4 de fevereiro de 2006

A falsa tolerância do Ocidente

Tem-se discutido muito esta semana a propósito de uns cartoons sobre o profeta Maomé, publicados por jornais dinamarqueses e noruegueses… Representando o Profeta com um turbante em forma de bomba, esses jornais fizeram coincidir o Islão com o Terrorismo… Além de terem representado o Profeta, o que é terminantemente proibido pela religião islâmica, que condena a idolatria…
Poderá ser ignorância ou desconhecimento do cartonista e do jornal. O Bin Laden, por exemplo, serviria o mesmo intento e não levantaria qualquer problema…
Logo após os protestos em vários países muçulmanos, que levaram, inclusive, ao encerramento de várias representações diplomáticas dinamarquesas e noruegas, outros jornais em toda a Europa publicaram de novo, agora de forma consciente e deliberada, os ditos cartoons, por solidariedade com os tais jornais e em defesa do sacrossanto princípio da liberdade de imprensa. Ora nenhum princípio e nenhuma lei são princípios absolutos… Mandaria o bom senso ou o princípio não escrito de que a nossa liberdade termina onde começa a do outro, para se ter evitado estes assomos de «choque civilizacional»
A famosa tolerância pregada pelos Ocidente converteu-se afinal em intolerância perante a diferença... Este etnocentrismo cultural ocidental é, a meu ver, um sinal profundo da nossa intolerância e da nossa incultura… É por isso que, apesar de já termos visto os ditos cartoons reproduzidos em diversos blogues e sítios na internet, não ilustramos com nenhum deles este «post»...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, temos que ser reféns do politicamente correcto...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006 12:30:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Nada disso... É apenas respeitar a diferença no Outro, ademais em matérias e em regiões muito sensíveis. Só isso... Refém do «politicamente correcto» pode ser tb defender como princípio absoluto a «liberdade de imprensa» que aliás tb precisa de ser discutida e repensada...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006 1:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online