:-) Comentário do amigo Kroniketas a esta frase: «É, são fenómenos raros!» Ora, ainda há três anos, se não estou erro, «nevou» no mesmo sítio, com golos de Quaresma e JVP...
A neve congelou a memória do caro Kroniketas... Também não é para menos, o "campeão" sucumbiu nos dois jogos ao Leão... :) É caso para dizer que o caro Kroniketas, podia ser enófilo para esquecer ;)
Pois, isso ainda é um fenómeno mais raro. Desde 1954 só tinha acontecido em 1995. Acontece que há 3 anos o jogo foi no Estádio Nacional, não foi na Luz. Eu não ando aqui a dormir na forma! E para vossa informação, desde a inauguração do Estádio da Luz em 1954 o Sporting só lá ganhou 8 vezes: 1965, 1986, 1995, 2004 e 2006 (campeonato), 1963 e 2000 (taça) e 1987 (supertaça). De facto, em 52 anos é um fenómeno raro...
Bom, digamos que entre 1954 e 1986 aconteceu duas vezes; entre 1965 e 1986 não aconteceu... Só depois do "tsunami-Artur Jorge" é que se tornou um bocadinho mais frequente. Mas mesmo assim longe, muito longe dos resultados opostos em Alvalade...
Ora, tomando por bons os números das Krónikas, temos que dividindo o n.º de vitórias pelo n.º de anos dá 1 vitória de 5 em 5 anos, pouco mais ou menos... É este o tal fenómeno nunca visto, realmente, plagiando o tuguinho, um verdadeiro «fenómeno do Entroncamento»?!
P.S. 1 - O Kroniketas cada vez se deita mais tarde... Pior do que eu?! P.S. 2 - Já agora, os Cadernos do Record são como os «Cadernos de A Bola», que não sei se ainda existem?!
Volto a dizer: entre 1954 e 1986 aconteceu duas vezes; entre 1965 e 1986 não aconteceu. Portanto, falar em média é distorcer um bocado a realidade. Como é que se pode falar em média num acontecimento com 20 anos de ausência? Aliás, tendo em conta que desde 2000 já aconteceu 3 vezes, ainda distorce mais essa realidade, porque está completamente fora da tendência. PS 2 - São mais ou menos e existem. A informação é que não é exactamente igual.
A média é matemática pura. Distorcer a realidade é ir «catar» os dois mais longos períodos em que isso não aconteceu. Agradece-se a informação sobre os «Cadernos».
Claro, é como a história do bolo: se duas pessoas tiverem um bolo e uma comer o bolo todo, em média cada uma comeu metade! A realidade é que o Sporting ganhar na Luz com regularidade... é raro.
Neste caso a história do bolo, que eu por acaso tinha por frango, não colhe, porque os intervenientes são os mesmos. Não se pode deduzir que é raro o Sporting ganhar na Luz. As únicas coisas que se podem deduzir é: 1.º A média de vitórias do Sporting na Luz é de 5 em 5 anos; 2.º Houve dois períodos longos em que o Sporting não ganhou na Luz; 3.º Houve vários períodos em que o Sporting ganhou várias vezes na Luz. P.S. - Comprei hoje os fascículos do Record (o último exemplar, segundo o vendedor). Faltam-lhe quadros-síntese ou gráficos de vitória em casa e fora. Tem de se andar a catar, mas enfim... é melhor do que nada... Em melhor oportunidade, farei um «quadrozinho» para disponibilizar por aqui... com actualização periódica... ;-)
3º - Vários períodos, diz você? Desde que existe Luz, só houve um período, que é o actual desde 2000 até 2006. Chamar a isso "vários"... Isso fez o Benfica em Alvalade, aí é que se podem encontrar períodos de domínio regular do Benfica, agora não sei como é que com estes dados se pode concluir que ganhou "várias vezes na Luz". A não ser que duas vezes já seja suficiente para considerar "várias". E já agora, faça este pequeno exercício: recue até 2000 e faça as contas tirando estes anos... Actualização periódica? Isso é feito uma vez por ano, nos próximos cadernos.
Comentário rigoroso em post autónomo. O «Fenómeno do Entroncamento» afinal é «Leão de Rio Maior»: http://polisetc.blogspot.com/2006/02/fenmeno-do-entroncamento-afinal-leo-de.html :-)
15 Comments:
Uma alegria nunca vem só...Há cinquenta anos que não nevava em Lisboa...
:)
:-)
Comentário do amigo Kroniketas a esta frase:
«É, são fenómenos raros!»
Ora, ainda há três anos, se não estou erro, «nevou» no mesmo sítio, com golos de Quaresma e JVP...
A neve congelou a memória do caro Kroniketas... Também não é para menos, o "campeão" sucumbiu nos dois jogos ao Leão... :)
É caso para dizer que o caro Kroniketas, podia ser enófilo para esquecer ;)
Pois, isso ainda é um fenómeno mais raro. Desde 1954 só tinha acontecido em 1995. Acontece que há 3 anos o jogo foi no Estádio Nacional, não foi na Luz. Eu não ando aqui a dormir na forma!
E para vossa informação, desde a inauguração do Estádio da Luz em 1954 o Sporting só lá ganhou 8 vezes: 1965, 1986, 1995, 2004 e 2006 (campeonato), 1963 e 2000 (taça) e 1987 (supertaça). De facto, em 52 anos é um fenómeno raro...
Afinal não é tão raro assim... ;-)
P.S. - Que foi no Estádio Nacional tb eu já sabia... onde aliás o SLB ainda treina...
Bom, digamos que entre 1954 e 1986 aconteceu duas vezes; entre 1965 e 1986 não aconteceu... Só depois do "tsunami-Artur Jorge" é que se tornou um bocadinho mais frequente. Mas mesmo assim longe, muito longe dos resultados opostos em Alvalade...
Aliás, nos jogos para o Campeonato (Cadernos do Record), desde 1939 aconteceu 12 vezes, apenas.
Ora, tomando por bons os números das Krónikas, temos que dividindo o n.º de vitórias pelo n.º de anos dá 1 vitória de 5 em 5 anos, pouco mais ou menos... É este o tal fenómeno nunca visto, realmente, plagiando o tuguinho, um verdadeiro «fenómeno do Entroncamento»?!
P.S. 1 - O Kroniketas cada vez se deita mais tarde... Pior do que eu?!
P.S. 2 - Já agora, os Cadernos do Record são como os «Cadernos de A Bola», que não sei se ainda existem?!
Volto a dizer: entre 1954 e 1986 aconteceu duas vezes; entre 1965 e 1986 não aconteceu. Portanto, falar em média é distorcer um bocado a realidade. Como é que se pode falar em média num acontecimento com 20 anos de ausência? Aliás, tendo em conta que desde 2000 já aconteceu 3 vezes, ainda distorce mais essa realidade, porque está completamente fora da tendência.
PS 2 - São mais ou menos e existem. A informação é que não é exactamente igual.
A média é matemática pura. Distorcer a realidade é ir «catar» os dois mais longos períodos em que isso não aconteceu. Agradece-se a informação sobre os «Cadernos».
Claro, é como a história do bolo: se duas pessoas tiverem um bolo e uma comer o bolo todo, em média cada uma comeu metade!
A realidade é que o Sporting ganhar na Luz com regularidade... é raro.
Neste caso a história do bolo, que eu por acaso tinha por frango, não colhe, porque os intervenientes são os mesmos.
Não se pode deduzir que é raro o Sporting ganhar na Luz.
As únicas coisas que se podem deduzir é:
1.º A média de vitórias do Sporting na Luz é de 5 em 5 anos;
2.º Houve dois períodos longos em que o Sporting não ganhou na Luz;
3.º Houve vários períodos em que o Sporting ganhou várias vezes na Luz.
P.S. - Comprei hoje os fascículos do Record (o último exemplar, segundo o vendedor). Faltam-lhe quadros-síntese ou gráficos de vitória em casa e fora. Tem de se andar a catar, mas enfim... é melhor do que nada...
Em melhor oportunidade, farei um «quadrozinho» para disponibilizar por aqui... com actualização periódica... ;-)
3º - Vários períodos, diz você? Desde que existe Luz, só houve um período, que é o actual desde 2000 até 2006. Chamar a isso "vários"... Isso fez o Benfica em Alvalade, aí é que se podem encontrar períodos de domínio regular do Benfica, agora não sei como é que com estes dados se pode concluir que ganhou "várias vezes na Luz". A não ser que duas vezes já seja suficiente para considerar "várias". E já agora, faça este pequeno exercício: recue até 2000 e faça as contas tirando estes anos...
Actualização periódica? Isso é feito uma vez por ano, nos próximos cadernos.
Comentário rigoroso em post autónomo. O «Fenómeno do Entroncamento» afinal é «Leão de Rio Maior»: http://polisetc.blogspot.com/2006/02/fenmeno-do-entroncamento-afinal-leo-de.html
:-)
Enviar um comentário
<< Home