23 de janeiro de 2006

Há realmente vida para além dos partidos

Disse um dos blogues predilectos da Pólis, mais coisa menos coisa, que a culpa da eleição de Cavaco foi a escolha do candidato do PS. Acho que não e acho que sim. Acho que não porque Soares era um bom candidato para dentro do PS, acho que sim porque Soares não era um bom candidato para fora do PS. Aliás, Alegre e os seus apoiantes avançaram com uma ideia certa. A de que há vida fora dos partidos políticos, esquecendo-se, porém, que o seu candidato veio de dentro, do interior de um partido político, do partido político da maioria deles. E isto foi o que Sócrates e o PS não perceberam ou – não quero acreditar no maquiavelismo do PM – não quiseram perceber. O de que, na ausência de uma boa opção interna, teria sido possível procurar uma boa opção externa. Guterres foi para a ONU. Vitorino quer legitimamente ganhar dinheiro, acha que é novo e que o seu tempo chegará. Enquanto decorrer o processo Casa Pia, Ferro Rodrigues está, digamos assim, «ferido de morte» e civicamente diminuído para funções como estas. Manuel Alegre está demasiado conotado com a ala esquerda do PS para ir buscar votos ao centro. Soares estava na reserva do PS e o fenómeno da idade pesava nos espíritos de uma população que se quer é reformar aos 50 anos. De onde, deveria ter havido o «golpe de asa» suficiente para ir buscar alguém credível à sociedade civil. Tal como em tempos não muito distantes se recrutavam presidentes da República nas Forças Armadas. Alguém prestigiado. Porque não um cientista. Eu gostaria de ver, por exemplo, o prof. Sobrinho Simões como candidato ou porque não o prof. João Lobo Antunes, que até já tem uma intervenção cívica forte... Esse teria sido o verdadeiro «golpe de asa» de Sócrates, o «golpe de asa» que só os grandes estrategos políticos têm…

7 Comments:

Blogger Curiosa said...

Deixei de ver televisão. Para me sentir actualizada basta-me dar um click aqui ao Pólis... Tenho gostado dos artigos e este com recomendação de alguém de fora, só mostra que o nome Politikos lhe acenta na perfeição...Quem sabe um dia não o vemos na politica?! Lá que tem espirito de debate não existe dúvida, parece-me organizado, certeiro, tudo boas qualidades que neste momento faltam ao politicos... Se algum dia se candidatar, é só avisar, já ganhou o meu voto :)

segunda-feira, janeiro 23, 2006 10:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah nisso estamos de acordo. E curiosamente quem propôs isso (e ontem fez questão de lembrá-lo) foi alguém a quem inguém liga, o Garcia Pereira, que até tinha referido dois nomes insuspeitos de serem de esquerda: Freitas do Amaral e Pires de Lima (o pai).
Quanto a esse Sobrinho Simões, confesso que não sei quem é, e como eu muita gente não deve saber. Portanto de certeza que não ia lá.

terça-feira, janeiro 24, 2006 1:19:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Sim, sabia que ele tinha proposto um entendimento entre os partidos de esquerda mas não sabia que tinha avançado esses nomes. Quanto aos nomes propostos, o Freitas do Amaral é um político e eu preferia alguém de fora da política. Além de ter um percurso demasiado errático, com muitas incoerências. Por sua vez, o Pires de Lima é um anti-político, truculento e radical em certas posições. O Sobrinho Simões é um professor universitário da Universidade do Porto. Foi prémio Pessoa há uns anos atrás e está ligado à investigação oncológica. É um tipo afável, com um raciocínio límpido e bem estruturado, com bom senso e não tem um perfil de cientista louco… Pelo contrário está no mundo e tem ideias sobre as coisas… Era uma boa escolha. Duvido é que ele quisesse… O facto de não ser conhecido não é inibidor, pelo contrário, seria uma lufada de ar fresco e ajudava à renovação… Para a função de PR, exige-se sobretudo um tipo com um percurso de vida, culto, informado, com capacidade de diálogo e sobretudo com bom senso... E deve haver gente assim, já em final de carreira profissional e capaz de aceitar uma função pública desta natureza...

terça-feira, janeiro 24, 2006 6:40:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Gracias pelos elogios, cara Curiosa. Até que enfim que alguém repara em mim. Tanto esforço aqui no blogue mas finalmente consigo um voto. Como já tenho mais de 35 anos e uma assinatura, já só me faltam 7499 assinaturas... Talvez o Kroniketas tb queira assinar a petição – se até votou no Alegre: eu pelo menos prometo não dissolver a AR por causa das águas... ;-)

terça-feira, janeiro 24, 2006 6:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom, se é por isso eu também assino. Desde que me arranje lá um lugar nos 30 do staff... :-)

quarta-feira, janeiro 25, 2006 1:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a análise de Politikos no que respeita aos "contras" na escolha de Soares e ter sido este facto a levar Cavaco ao "podium". Não concordo com os nomes propostos. Admiro pessoalmente Sobrinho Simões mas não o estava a vêr deixar a sua área de investigação para assumir o cargo de presidente, além de ter o contra de não ser uma pessoa suficientemente conhecida pelo povo votante. Quanto a Lobo Antunes não vejo perfil para o cargo, e tal como o caso anterior, não é mediático, o que leva ao "não-voto". É sabido que para presidente o voto é na "pessoa" com quem o POVO, por motivos vários terá de ter uma certa empatia. Para mim Freitas, com o seu percurso "canhoto", mas com origens conservadoras teria reúnido um leque alargado de votos, o bastante para ultrapassar Cavaco.

sábado, janeiro 28, 2006 9:17:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Ora, muito bem-vinda à Pólis, cara Graciete. O facto de os nomes propostos não serem conhecidos do grande público não lhes retira possibilidades. Se vamos pelos conhecidos, lá voltamos nós aos políticos, que era o que se pretendia evitar. Lembro o caso do Soares Carneiro, por exemplo, que ninguém sabia quem era e que o Sá Carneiro foi «desenterrar», em 1980, e teve 40% dos votos...
Pela minha parte, ainda bem que o Freitas não foi! Embora profissionalmente lhe reconheça muito valor, pessoalmente não votaria nele e comigo certamente muitos outros.

domingo, janeiro 29, 2006 1:25:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online