Mais cérebro, menos maxilar
Segundo o biólogo Brain Charlesworth, citado pela Visão desta semana, a perda dos dentes do siso pode estar relacionada com a necessidade de aumentar a capacidade craniana. O cérebro vai assim conquistando espaço ao maxilar. O que é fascinante em termos da evolução humana! À primeira vista parece que podemos vir a ficar cada vez mais inteligentes. Tudo depende, depois, do que faremos a mais inteligência.
Etiquetas: Biologia
10 Comments:
Estou preocupada...., tenho os dentes de siso todos!.....
Não há razões para tal, cara Atenas. Desde que não se ria muito, não há problema... :-)
P.S. - Um dos meus já foi e saiu rápido, segundo a dentista, devo já ter ganho, pois, uns quantos neurónios...
Nem imagina a quantidade de neurónios que subitamente apareceram na 3ª feira, para fazerem companhia ao Tico e ao Teco. Ainda estou atordoada.
Não duvido, Maloud, mas deve ter perdido tb uns bons «aérios» pelo caminho :-)
Pelo caminho só gastei a sola do sapato. Fui a pé, preocupada com as alterações climatéricas.
Na próxima semana volto a ir e vir a pé, a não ser que entre em estado catatónico.
Olhe, minha cara, eu quando vou a esse profissional, perco o siso e depois o riso, quando passo o cartão magnético à empregada :-)
Caro Politikos, tamanho não é documento. Não é a quantidade de cérebro, mas a sua concentração (e, consequentemente, a facilidade com que se estabelecem sinapses) que interessa. A perda dos sisos pode, é verdade, deixar espaço para mais células cinzentas. Mas não implica, necessariamente, mais inteligência.
P.S.: Mas, se o futuro for estimulante, talvez sim. Talvez a tendência seja mesmo a de perdermos os dentes todos, o que, não sendo muito bonito (pelos nossos padrões estéticos actuais), é, sem dúvida, inteligente, poupando-nos trabalho, algumas maleitas, muita «tortura» e imensa despesa.
Receio que a Luar tenha razão, caro Politikos. Também eu já perdi dois dentes, a massa craniana invadiu rapidamente o espaço aberto, mas nem por isso recebo menos queixas por falta de siso… :-)
Cara Luar, que apocalipse aí traçou! Não se fala em perder os dentes todos mas apenas os sisos. E mesmo para esses, a coisa ainda vai demorar, pelo que pode continuar a ter uns aérios em conta para suprir as despesas... Dessa não nos safamos...
Pois, cara q.b., o que esperava, com a massa craniana a escorrer do crânio para a boca, corre o sério risco de esvaziamento total da caixa craniana... Parece-me que as queixas de falta de siso tenderão a aumentar... Não lhe parece?! E mais, ainda pode dar azo a comentários do tipo «cabeça oca», o que não é manifestamente verdadeiro ;-)
Enviar um comentário
<< Home