23 de novembro de 2005

Vinhos da Estremadura num domingo de chuva

No passado domingo, antes do almoço, «passei» no Centro Comercial das Amoreiras para umas compras localizadas e rápidas que em domingos de chuva sítios como aquele tornam-se ainda mais insuportáveis. Parece que para aí conflui todo o povo da Pólis. À saída do Pão de Açúcar, e já prestes a «libertar-me» daquele espaço, passo ao lado de duas bancas de prova de vinhos da Estremadura. Numa delas, uma «menina recém saída da adolescência» aborda-me: «Posso oferecer-lhe um vinho». Aceito. Após debitar uma «frase-cassete». Qualquer coisa do tipo: «Estamos a promover uma prova de vinhos da Estremadura». Dá-me a escolher entre um tinto ou um branco. Escolho tinto. No rótulo lia-se «Areias», admito que precedido de qualquer outra coisa. Pergunto-lhe quais as castas do vinho. Não sabe. Nem sequer «pergunta» ao rótulo que, em princípio, lhe responderia à minha pergunta. Pego na garrafa e lá vejo, Tinta Roriz. Pergunto-lhe o preço. Não sabe. «É que aqui não vendemos», diz-me. «Mas devia saber o preço», penso eu. Mas não digo. Pergunto-lhe a região, já que a Estremadura é grande. Não sabe. Mas aí, faz como eu e vai «perguntar» ao rótulo que diz: Quinta da Labrugeira. Já é um começo de aprendizagem, nem que seja por mimetismo. Pergunto-lhe onde fica a tal Quinta, já que Labrugeira não me diz nada. Não sabe. Já não pergunto mais nada. O vinho é bebível, algo adstringente mas com um final agradável, a madeira, resultado do envelhecimento em bom casco. Logo a seguir meto-me no carro. «Apanho a boleia» da TSF onde António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca, conversa com António Peres Metello, e fala na importância da «comercialização» e no facto de haver demasiados amadores no sector do vinho em Portugal… E refere mesmo, cito de memória: «Mesmo que tenha o melhor vinho do mundo, sem a adequada promoção, não tenho êxito». Lembro-me de imediato da «menina recém saída da adolescência» e concordo…

5 Comments:

Blogger Curiosa said...

Pobre menina, nunca lhe deve ter ocorrido que quem aceita provar o vinho, se vá lembrar de fazer perguntas :)

quarta-feira, novembro 23, 2005 12:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois é. E no que terá pensado quem pôs lá a menina? Não deve ter pensado em nada, provavelmente.
Gostei da nota de prova. :-)

quarta-feira, novembro 23, 2005 11:18:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Ainda bem que gostou da nota de prova. Além «beber» o vinho, também «bebo» os ensinamentos de bons mestres :-)

quinta-feira, novembro 24, 2005 7:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou babado (mas não bêbado!)

quinta-feira, novembro 24, 2005 10:24:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Nada disso, minha cara. Isso era noutros tempos. Hoje gostamos de saber o que estamos a beber e a comprar. Além disso se é uma prova, é suposto a «menina» saber o que está a vender?! Ou não será?!
Por cá tb se bebe branco ou tinto, mas preferimos o tinto. Claro que há sempre quem, entre branco ou tinto, prefira cheio :-)

domingo, novembro 27, 2005 7:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online