Resmas de siglas
As siglas invadiram o nosso quotidiano. Supostamente para facilitar a comunicação, mas creio que, atendendo à profusão, já começam a atrapalhar. E isso nota-se, quer na comunicação escrita formal, quer na comunicação escrita informal. Três exemplos ocorridos ontem comigo. Ao ler o Expresso, li de viés uma notícia onde, a dada altura, se referia: «os planos de ordenamento não permitem que ali se faça nada, mas pode vir um PIN ‘lá de cima’». Associei aquilo ao PIN do telemóvel e pensei que fosse uma metáfora para dizer que viria uma ordem que desbloqueasse a situação. Afinal, não. O PIN era a sigla de Projectos de Interesse Nacional, um programa do Governo. Mais tarde, liguei o MSN (lá está mais uma sigla), apanhei o Kroniketas on-line e atirei: «estive a comentar as mamas da PT». A PT era a actriz Patrícia Tavares e aludia ao poste A mania do silicone, sobre os seios (não gosto da palavra, é demasiado respeitosa e perde-se o cariz sexual), sobre as protuberâncias mamárias (ah, como o bom e velho Português se exprime eufemisticamente: estão lá as mamas mas bem disfarçadas e cobertas por muita roupa, pelo que também se perde o cariz sexual), sobre as mamas (fiquemo-nos então pelas mamas, à falta de melhor alternativa) da Patrícia Tavares. Responde-me de lá o Kroniketas: «As mamas da PT? Agora, além duma OPA, a PT também tem mamas?». Bem observado. Pouco depois, na ronda pelos blogues habituais, encontro no Bicho Carpinteiro o poste A importância de se chamar JMF, onde se fala nos equívocos gerados pela sigla JMF, de José Medeiros Ferreira… Para mim, acrescento, que me soa a José Maria da Fonseca, mas adiante…
Acautelemo-nos, pois, sob pena de já não nos entendermos…
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online
4 Comments:
Bem visto, por acaso não tenho a mania de falar por siglas, mas estão a invadir a comunidade... Não há nada mais bonito do que se falar com as letras todas, n é msm?!
:D
Por acaso o site da José Maria da Fonseca é justamente "www.jmf.pt"
Espero que ninguém pense que é do José Medeiros Ferreira! :-D
Em relação àquilo, acho que agora o melhor termo é mesmo "tetas"! :D
tuguinho
Pois, cara Luar, e assim temos as M... parecendo M&M e as T... parecendo a Transtejo... E se os chocolates nas M... até nem ficam mal, a Transtejo não tem mesmo nada a ver com nada...
«Crueza», cara Luar, talvez porque nós gostemos delas «ao natural»... (esta é crua :-)
Enviar um comentário
<< Home