20 de julho de 2006

E nós?

Quando vi este mapa no Courrier Internacional desta semana não pude deixar de pensar que não há uma Europa, há várias Europas. Várias Europas com posicionamentos geopolíticos e interesses estratégicos diferentes. Atente-se que os oleodutos e gasodutos que transportam o petróleo e o gás natural da Rússia para a Europa cobrem todo o Continente, incluindo a Turquia e a Inglaterra, mas não chegam à Península Ibérica. Serão os Pirinéus? Certamente que sim. Mas então e os Alpes, por exemplo? E não chega referir que recebemos os hidrocarbonetos por outras vias - marítima e terrestre - e parte já, via Espanha, através dos gasodutos do Norte de África. É curto, porque é - entre outras razões - pela diversificação das fontes de abastecimento que ficamos menos reféns e que conseguimos maiores vantagens económicas, já que o transporte por esse meio é mais barato. Além de que estamos a falar de uma matéria-prima vital e que importamos na totalidade. Além da OTA e do TGV, integrar a rede europeia de gasodutos e de oleodutos não deveria ser também um projecto de interesse estratégico nacional?

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Politikos said...

Uma resposta rebuscada e uma provocação inteligente, cara Luar. Mas na verdade não me lembro de ter consultado a minha «cara metade» antes de escrever este poste!
Cá por casa não há condicionamentos à livre opinião sobre qualquer matéria, nem pelouros no que diz respeito ao posicionamento perante questões estratégicas ou outras. Aliás é até já clássico - do ponto de vista político - votarmos em sentido diverso.
Embora - confesso - que tentei, debalde, aplicar aquele velho estribilho glosado nos pratos de loiça que via na mimha juventude e que era:
«Na casa manda ela e nela mando eu» ;-)

sexta-feira, julho 21, 2006 10:30:00 da tarde  
Blogger maloud said...

A propósito do voto, tenho uma curiosidade que espero ver satisfeita. Diz à sua mulher, caro Politikos, em quem vota? É que cá em casa eu digo sempre, os "miúdos" também lá vão confessando, embora a Beta de Esquerda às vezes só "confesse" o pecado, depois de saber os resultados, agora o que me atura mantém que o voto é secreto e nickles. Claro que me acompanha, se eu bebo champagne, mas lá vai dizendo que o Dom Pérignon {nas últimas legislativas perdi a cabeça} é um desperdício.
PS- Só hoje comento, porque estive no Algarve a visitar o cadet que estagia no Penina. Eu estava morta de saudades e ele tinha fome dumas estrelocas Michelin.

domingo, julho 23, 2006 9:07:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Claro que digo, cara Maloud. Aqui por casa partilhamos tudo... Embora - confesso - já tenha pensado em não dizer, para ver se ela se armava em Mata-Hari e me extraía a confissão de outra maneira... :-D
Já lhe tinha marcado falta, minha cara, mas se esteve no Algarve e por bons motivos, está perdoada...

segunda-feira, julho 24, 2006 1:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! Milton moving companies local Optimize xp fax console Bartlett pear perfume shoes stockings driveway sensor Mexico car rental specials

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 2:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online