Attenborough nas caixas de comentários
Nas caixas de comentários dos blogues, em particular dos blogues principais e abertos, vê-se de tudo, pela positiva e pela negativa. Na versão rural, é um pouco como andar na selva, onde a fauna animal é variada. Na versão urbana, é um pouco como andar na estrada, onde a fauna humana é igualmente variada. Decidi aventurar-me a um exercício de categorização e de caracterização, à David Attenborough, dos três tipos dominantes pela negativa:
1.º O carroceiro puro e duro – caracteriza-se pelo uso de linguagem adjectiva forte, onde o palavrão e/ou insulto soez aparecem como complemento da maioria das frases. Impera o tratamento por tu. Usa-se e abusa-se das interjeições. São sobretudo anónimos mas também os há com nick;Por norma esta gente não tem blogue, limitando-se apenas a comentar nos blogues alheios, porventura para se furtar à exposição a outros da mesma espécie. O grau de cultura e de informação é variável nas três espécies referidas, provando-se, também aqui, que só gramaticalmente instrução rima com educação…
2.º O carroceiro mitigado – igual ao primeiro, mas sem o palavrão que é substituído pelo insulto vulgar. O tratamento pode ser por tu ou por você. Todos têm nick;
3.º O carroceiro-intelectual – basicamente igual ao anterior, variando apenas na quantidade dos insultos, que é menor, e acrescendo o uso da ironia e a inclusão de algumas referências intelectuais ou para-intelectuais. O tratamento é sempre por você. Todos têm nick.
Etiquetas: Blogues
7 Comments:
Eu não tenho blog, tenho nick e trato toda a gente por você, donde...
Pois, cara Luar, talvez seja possíver «ensaiar» a tal convivência de que fala, mas penso que de um modo geral se fica pelo ensaio... E o problema não é serem assim é serem assim aqui e diferentes lá fora... A duplicidade é infelizmente uma característica humana... E há gente que por detrás de um nick ou sob a capa protectora do anonimato é capaz das maiores vilezas... O caso é que são lobos na blogosfera e muito provavelmente cordeiros fora dela... E porventura aí os maiores dos sabujos...
Ó Maloud, minha cara, v. é a última das pessoas da blogosfera a cair nestas «minhas» categorias... Leia os pressupostos do primeiro parágrafo em que eu referi ir categorizar os que se distinguem «pela negativa» e logo perceberá que alguém como v. nunca se distingue «pela negativa»... Dê um salto à Câmara Corporativa, por exemplo, e lá verá a fauna de que falo...
Não conhecia, caro Politikos. O nível dos "comentaristas" é notável. Uma estética irreprensível. Pena não acorrerem às centenas. Igualaria o Espectro no estertor final.
Agora achei piada aos posts. Uma espécie de outro lado do espelho da GLQL. Só me admira o José, meu colega da Fauna, ainda não o ter citado. Andará distraído? ou a fixação no JPP torná-lo-á míope?
E agora aquilo está mais calmo, cara Maloud... Tempos houve! Se der uma vista de olhos aos postes mais antigos, verá do que falo. É claro que o José tb não cai nas categorias acima referidas, bem pelo contrário, mas é claro tb que ele não não se refira à CC... Olhe bem para as corporações mais visadas e verá do que falo…
Foi por ter visto as corporações, que me ocorreu imediatamente o José.
Desde que ando nisto, caro Politikos, compreendo melhor uma expressão que os meus filhos usam muito àcerca da mãe: "Vives numa torre de marfim. O mundo real passa-te completamente ao lado". Realmente nunca imaginei que pudesse haver tanta incivilidade e tanta cretinice. Isto de gente que apesar de tudo vai tendo o PC.
Como sabe gosto de fundamentar com exemplos que vou colhendo aqui e ali. Um dos que me vai deixando siderada é de uma pequena toda esquerdalha, que vai insultando o Bush e entretanto quer atar os pirómanos aos pinheiros e chegar-lhes o fogo. A propósito da intenção do Governo de ocupar os reclusos nas florestas, lá veio ela com a conversa habitual. Depois de a interpelar, concluí que a anti-bushista só acredita na reabilitação de pilha-galinhas. Para os outros nunca menos que a prisão perpétua, e só não atira com a pena de morte, porque lhe perguntei se admirava o "trabalho" do Bush como governador do Texas.
Ia-me esquecendo que a criatura tem blog. Muito de esquerda, é claro.
Pois, cara Maloud, mas creio que o José não aprecia muito o facto de a CC visar em particular uma determinada corporação...
Quanto à incivilidade, há muita por aí e temos de nos habituar a ela, evitando-a até onde pudermos... Pegando num exemplo, tb eu, e há muito pouco tempo, me envolvi - ou vi envolvido - numa peleja com uma criatura destrambelhada lá mesmo na GLQL... Resisti, dentro da civilidade, até onde pude, mas, a dado momento, não tive alternativa... Ou saía e deixava a alarve a falar sozinha ou lhe respondia na mesma moeda... Após alguma ponderação, decidi-me pela segunda hipótese... Acontece...
Enviar um comentário
<< Home