1 de julho de 2006

O patriotismo, hoje – parte III

Antes mesmo do Portugal-Inglaterra deste Mundial, volto à carga com o assunto do patriotismo. Um apontamento apenas. E só para referir esta subtil e reveladora diferença. Na minha infância e adolescência, eram raros, raríssimos os jovens portugueses que vestiam uma camisola da nossa selecção. Imperavam as camisolas das selecções estrangeiras, designadamente europeias: Alemanha (à época RFA), Inglaterra, Itália, começava também aparecer a França, etc. Todas menos a nossa. Agora quase só se vê a nossa. Além de que me farto de ver estrangeiros com a nossa camisola.
Assim é que está certo…

Etiquetas: ,

9 Comments:

Blogger Curiosa said...

Já é tempo de os jovens começarem a sentir algum tipo de patriotismo, nem que seja por todos os nossos bons jogadores serem famosos noutros clubes internacionais, porque afinal o que é nacional é bom, mas lá fora :p

sábado, julho 01, 2006 1:09:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Sem dúvida, cara Curiosa, o facto de os nossos melhores jogadores terem ido lá para fora tb ajudou a este estado de coisas. Mas o fenómeno é quanto a mim mais amplo do que o futebol, apenas se manifesta de forma mais evidente no futebol... E que diferença em relação ao passado...

sábado, julho 01, 2006 11:25:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Os jovens são lúcidos, caro Politikos, desde que sejam educados a não aceitarem bovinamente tudo, só porque é português. Deve ser por isso que o patriotismo é mais evidente no futebol. Nisso somos bons. Se no resto caminharmos para alguma excelência, tenho a certeza que o amor à pátria subirá exponencialmente.
Agora já não têm, como a minha geração teve, de se envergonhar por viverem em ditadura. Na apagada e vil tristeza.

sábado, julho 01, 2006 2:45:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Eu vou meter os scones no forno. Cá em casa a ementa é sempre ditada pela hora e muito principalmente pelo adversário. Até a chinesice de um bolo de chocolate e pepino eu fiz. Parece que é muito british.

sábado, julho 01, 2006 3:51:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

O patriotismo no futebol é apenas o sinal mais evidente de um patriotismo mais profundo de que já por aqui falei...
A par do tal porto, guarde-me uma fatia desse magnífico bolo de chocolate e pepino para quando eu for aí ao Porto, cara Maloud :-)

sábado, julho 01, 2006 9:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obivamente, assim é que está certo. E, ao contrário do que dizem alguns pensadores da nossa praça (nomeadamente o Rui Santos, que é do meio), não acho nada que pôr bandeiras à janela seja um acto de subcultura. Porque é que não havemos de nos poder manifestar nas trivialidades (como um jogo de futebol) que nos dão alegrias? E afinal, porque é que tocam os hinos antes dos jogos? E porque é que na Fórmula 1 toca o hino do piloto e do carro vencedor? E porque é que nos Jogos Olímpicos as bandeiras sobem ao mastro? Será isto tudo subcultura? Ou será que há gente que gosta de cuspir no prato onde come?

domingo, julho 02, 2006 1:25:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Tem razão, meu caro. Há gente que tem uma perspectiva muito ritualista da bandeira e dos símbolos nacionais. Para esses a bandeira serve para ser içada nos edifícios públicos e nalgumas cerimónias públicas. Ponto final. Ora isto é que eu acho redutor. A bandeira nacional é da Nação, tem, pode e deve estar com o povo. E até estou à vontade para falar porque não tenho bandeiras à janelas e não tenho porque apesar de intelectualmente me ter já libertado de algumas peias, na prática ainda por cá persistem uns resquícios daquilo que critico. Burro velho...

domingo, julho 02, 2006 10:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Visa merchant account consolidate credit card debt Children table chairs Merchant account not found dibs arts cooking culinary school moving company online merchant account Pictures of phentermine a157 Processing of credit cards Black teens naked ass Dancing chicken little Wireless merchant account high risk 1954 chevrolet 3100 sparkplug gap book to hold business cards Palm v 2c barcode reader 2c woreless communication Merchant accounts querymerchant accounts black christians dating Obtaining retail a merchant account with bad credit Hip dancing northwest merchant marine training services

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 1:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! bikini lingerie car rentals Computer alarm clock program

quarta-feira, abril 25, 2007 2:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online