17 de dezembro de 2006

Quando for grande…

Quando for grande quero ser dentista… Na quinta-feira, fui a um desses profissionais. O profissional que habitualmente me «trata da boca». Aliás, trata-me «da boca» e da carteira. Acho que quando abro a boca já estou a pagar. Homem altamente profissional, consultório de design minimalista e asséptico. O homem é igual ao consultório: postura profissional e asséptica. Como não gosto de gente untuosa, não desgosto do homem. Por acaso devia era ter dito que o consultório é que era igual ao homem e não o contrário. Mas vamos ao que interessa. O homem limpou-me os dentes e fez uma pequeníssima – ele próprio o disse – restauração num dente. Noves fora, 120 «aérios». O recibo, porém, é mais eufemístico. Vejamos: «destartarização» (foi quando o homem usou uma espécie de broca), 30 «aérios»; «curetagem subgengival» (foi quando o homem usou uma espécie de lixa/escova), 20 «aérios»; «aplicação tópica de flúor» (foi quando o homem pôs para lá um produto), 10 «aérios»; «restauração compósito dente 36 O» (foi quando o homem pôs um bocado de massa onde faltava), 60 «aérios». Porém, o homem é um bom profissional, pôs-me uma massa da exacta cor do dente, nem se nota que está cariado, além do mais deu-me a saudosa notícia que num canino, que eu pensava ter cariado, o que tinha afinal era tártaro… Ainda lhe disse, tentando que o homem perdesse um bocado a postura asséptica, que esse me fazia muita falta para as minhas saídas depois de meia-noite… A assistente ainda se riu mas o homem não… Será que não percebeu a piada?!?! A dúvida subsiste! Eu mandava o homem fazer um estágio com os barbeiros-sangradores de antanho… É que sempre se humanizava… Mas, claro, não ganhava era tantos «aérios»
Nota - E a imagem, fomos buscá-la aqui. O retratado não é, portanto, o autor destas linhas.

Etiquetas:

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se o Politikos não é o retratado, espero também que o estado da sua boca não seja comparável. A fotografia é arrepiante! Fiquei, com este «post», um pouco apreensiva quanto à minha própria «postura». Será, também ela, asséptica como a do seu dentista? É que não estou certa de ter compreendido a piada. Vejo, na verdade, uma série de possíveis utilidades para um par de caninos em saídas nocturnas: um sorriso rasgado de sedução; uma mordedela de autodefesa…

domingo, dezembro 17, 2006 3:33:00 da tarde  
Blogger q.b. said...

Ou será que o nosso Politikos se transforma em vampiro ou lobisomem depois da meia-noite? Desde há muito que, em matéria de honorários, os dentistas se posicionam entre os mais bem remunerados profissionais liberais. Mas, pela minha parte, estou disposta a pagar o que for preciso por uma boca saudável. Diz quem sabe que não há pior do que uma dor de dentes.

domingo, dezembro 17, 2006 3:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, para além dos dentes de siso, tenho todos os outros, e ainda em bom estado. Não sou, por isso, boa cliente para os dentistas. Mas sou solidária para quem não tem outro remédio!
Quanto à foto, estou aliviada por saber que não é o Politikos, mas desejando, tal como a Luar, que o estado da sua boca não seja comparável!
Já no que concerne aos "caninos", também os tenho e são de muita e variada utilidade, a qualquer hora, aliás!

domingo, dezembro 17, 2006 9:44:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Mude de dentista. Eu só aceito ser tratada por gente com sentido de humor. Os outros ainda deviam pagar-me para os aturar.
Já agora satisfaça-me uma curiosidade. Porque é que o seu recibo vem com tanto item? Parece a conta de um hotel. Os meus só dizem o total.

domingo, dezembro 17, 2006 11:13:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Luar
Fique descansada, a boca não está mal de todo. Falta-lhe um siso (se é que ele existia antes), há um molar em bastante mau estado, um outro molar desvitalizado
mas cá se vai aguentando. O resto são cáries menores. Caninos, incisivos e pré-molares em óptimo estado.
Espero que tenha ficado esclarecida com este relatório sobre a minha saúde oral?!
Quanto à compreensão da piada, a q.b. já lhe respondeu.
Mas deixe-me dizer-lhe que os sorrisos de sedução não são geralmente rasgados...

segunda-feira, dezembro 18, 2006 1:01:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara q.b.
Não lhe posso revelar tudo sobre a minha vida nocturna (mas de uma parte dela já sabe: como se vê pela hora dos postes :-)
Quanto ao resto, tem razão. Pago porque o homem é realmente bom e dentro da tal postura asséptica, se tenho uma emergência, o homem nunca se nega. E tem a cadeia tão bem montada que eu chego e sou logo atendido.
Além do mais explica o que vai fazendo.
Ora tudo isto se paga, como se sabe.

segunda-feira, dezembro 18, 2006 1:05:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Estou mais do que esclarecido sobre a sua saúde oral. Mas olhe que não sei se não ter os dentes de siso, abonará muito em seu favor... Espero que não se ria muito, não por causa dos dentes, que os tem bons, já sei, mas por causa do siso...
Bem, quanto à «muita e variada e utilidade» dos caninos, creio que isso merecerá uma explicação suplementar... Ou talvez nos encontremos uma noite destas, depois da meia-noite :-) :-)

segunda-feira, dezembro 18, 2006 1:11:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud
Não se pode pedir tudo. O homem é bom mas não tem sentido de humor. O que se vai fazer?! Imagine que o sentido de humor era bitola para avaliar todos aqueles com quem me relaciono!? Estava frito ou fazia tudo sozinho.
Quanto ao recibo, o que quer?! O homem é profissional até nos recibos. Mas olhe que é obrigatória a discriminação de todos os actos médicos praticados.

segunda-feira, dezembro 18, 2006 1:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

UFA!!! Por um momento fiquei assustado! :-)

Mas eu também pago os meus 100 euros para fazer a limpeza. E ele manda-me sempre lá voltar 2 meses depois, só que eu não volto...

segunda-feira, dezembro 18, 2006 1:35:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

100 euros por uma limpeza?!?! E voltar lá de 2 meses depois?!?! Esse cromo ainda é pior do que o meu... Safa!

segunda-feira, dezembro 18, 2006 10:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, também põe aquelas coisas que sabem a pasta de dentes, e tira radiografias e etc, e quase não faz sangrar. Também é tecnicamente muito bom mas um bocado comercialão.

PS: Ver o mail. Aguarda-se resposta

terça-feira, dezembro 19, 2006 12:33:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online