19 de setembro de 2007

Figos, na figueira

Há já bastante tempo me vinha interrogando como é que a cantera do Sporting, claramente a melhor do país e uma das melhores da Europa, conseguia formar grandes jogadores mas não conseguia formar sportinguistas ou pelo menos jogadores gratos, reconhecidos. E habituei-me, apesar de sportinguista, a olhar com grande respeito e admiração o benfiquista Rui Costa, não apenas o jogador, mas sobretudo a postura do binómio homem/jogador. E pensava, cá para comigo: «Que raio, será que nós não conseguimos formar alguém assim?». Hoje, afinal, tive a prova de que isso não era verdade, com o gesto de Cristiano Ronaldo, ao marcar em Alvalade pelo Manchester. Bateu-me fundo pelo que lhe bato aqui uma chapelada de aba larga. O gesto, singelo, valeu para mim como algo precioso.
Mudando agora da bola para a fruta, devo dizer que gosto muito de figos, no Algarve, frescos, quando lá vou no Verão, ou mesmo secos, torrados, o ano todo…

P.S. - E a imagem, fui buscá-la aqui.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom meu caro Politikos, não concordo de todo consigo. Para mim, e não me permito formular este cometário por ser Benfiquista, a cena de Ronaldo foi "teatral", altamente estudada, atendendo ao que se passou na véspera com Rui Costa, um dos poucos Senhores na estória do nosso football. Baseio-me no facto de, minutos depois, o mesmo Ronaldo rematou à baliza, falhou e instantaneamente, sem "estudos", ficou revoltado por não ter concretizado!!! Então em que pé é que ficamos?
Gesticulou, deu para entender a contrariedade de profissional e para mim é isso que ele é. Saiu do SCP muito novo, tem muito dinheiro, uma vida mediática cheia e para mim NÃO TEM O SCP NO CORAÇÃO.

sexta-feira, setembro 21, 2007 8:29:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Foi provavelmente um gesto pensado e preparado. Mas isso não lhe retira - antes, a meu ver, reforça - a delicadeza. Concordo, no entanto, que são jogadores profissionais, preparados para «vestir», não uma, mas todas as camisolas.

sábado, setembro 22, 2007 1:23:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Caro(a) anónimo(a)
Não me lembro desse lance de «revolta» de que fala. Mas, mesmo que tenha existido, não o valorizo. Uma coisa é pedir desculpa por marcar, outra é ficar aborrecido por falhar um lance. O rapaz tem de jogar e tem de marcar. É um profissional. É essa a sua função. Outra coisa é festejar e ficar contente por marcar. Nunca disse que ele tinha o Sporting no coração, disse apenas que ele é «sportinguista» ou «pelo menos» um «jogador grato, reconhecido».
Sobre o estudado, se eu puser as lentes verdes, também posso achar que o Rui Costa «estudou» a coisa para poder vir a ser dirigente ou até mesmo presidente do Benfica. E «estudou» o seu regresso milimetricamente 2 ou 3 anos antes da reforma, para preparar o «terreno». Se formos a ver, o Rui Costa tem mais a ganhar com essas atitudes do que o Ronaldo... E eu não acho isso.
Mas ainda que tenha sido estudado, pelo menos o miúdo Cristiano Ronaldo marcou a diferença em relação a ídolos adultos que saltam estupidamente do banco dos suplentes para festejar um golo que nem sequer fazia grande falta contra o seu antigo clube... o clube que os formou... e os projectou... E isso faz toda a diferença...

sábado, setembro 22, 2007 1:25:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Concordo consigo, cara Luar, mesmo que tenha sido «estudado» - e eu acho que não foi - é um gesto de cortesia que se tem naturalmente de apreciar...

sábado, setembro 22, 2007 1:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois, o que vos dói é que não conseguiram fazer do Figo o "Rui Costa do Sporting": meteram na cabeça que o homem era sportinguista porque se formou no Sporting... mas não é! Assim como o Cristiano Ronaldo. Aliás, não me lembro de ouvir o Figo dizer que desejava voltar, como o Rui Costa sempre fez enquanto esteve fora. Esse manteve sempre acesa essa chama, o Figo não.
Ao contrário, lembro-me do Cadete, esse sim sportinguista assumido, ir jogar a Alvalade pelo Benfica e festejar que nem um doido um golo marcado a meias com o defesa Beto... Isto quando estava no Benfica havia poucos meses. Sinceramente, mesmo sendo benfiquista prefiro o gesto do Cristiano Ronaldo. Aliás, esta semana vi outra situação semelhante no campeonato espanhol quando um jogador do Valência marcou ao Bétis, o "clube do seu coração" segundo o locutor, e também não festejou.

quarta-feira, setembro 26, 2007 12:58:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Bom, vamos lá ver se nos entendemos. A mim não me dói nada. E muito menos queria fazer do Figo o «Rui Costa do Sporting». E nunca meti na cabeça nada. E também não meto na cabeça que o Cristiano Ronaldo é sportinguista. Apenas valorizei e valorizo o gesto dele. A gratidão é bonita e deve existir. Quanto à chama acesa do Rui Costa, ela pode significar muita coisa... Mas não vou por aí. Gosto do Rui Costa, como jogador e como homem e não vou fazer «processos de intenção». Não me lembro da cena do Cadete. E tb não é grande exemplo... Além disso, falamos de grandes jogadores, não de bons jogadores ou de jogadores. Senão teríamos de falar de muitos outros.
Finalmente, o que me doía verdadeiramente, mas parece que não dói a outros, era o presidente do Sporting ser (ou ter sido) sócio do Benfica e simultaneamente ser (ou ter sido) sócio do FCP. Isso, sem dúvida nenhuma, é que me doía...

quarta-feira, setembro 26, 2007 11:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, mas parece que incomoda mais os outros do que os próprios...

domingo, setembro 30, 2007 12:15:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

A mim não me incomoda nada! Até lá podem ter o Pinto da Costa! Aliás, depois do LFV é só mesmo o que falta... Apenas estranho. Sobretudo vindo de quem acha que os outros têm «dores» sobre os seus «antigos» jogadores não terem, esses mesmos, «dores» sobre os seus actuais presidentes...

domingo, setembro 30, 2007 8:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso está um bocado confuso, não está?

terça-feira, outubro 02, 2007 1:02:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Está?! Não vejo porquê?! Vejo que as sinapses se fazem pior em frases com mais de meia dúzia de palavras! Vamos lá, então, explicar melhor! Presumo que em relação às quatro primeiras não haja problema. São curtas: uma delas até só tem duas palavras! Julgo que o problema se coloca sobretudo na última. Reformulo para melhor compreensão: Estranho que haja quem ache que os outros têm de sentir «dores» pelos seus «antigos jogadores» sem que as sintam em relação aos «actuais presidentes». É favor ler também as aspas. Pretende-se salientar as «dores» e pôr em confronto «antigos jogadores» e «actuais presidentes». A conclusão que se pretende tirar é que é mais grave – portanto deverá doer mais – um actual presidente ser (ou ter sido) sócio do SCP e do FCP do que um antigo jogador não ser do SCP ou festejar um golo marcado ao SCP. Espero ter sido claro! Uff!

quinta-feira, outubro 04, 2007 8:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online