23 de agosto de 2007

Livros de praia

De férias, sobra-me o tempo para os jornais, sobretudo os diários. O que é excelente. É algo que gosto de fazer. O tempo que me sobra a mim parece faltar a outros que de férias cortam com os jornais. Parece que é um período em que as vendas de jornais decrescem, por falta de notícias e por desinteresse dos leitores. Para compensar, alguns entram em campanhas: as mais desvairadas. As ofertas de livros são clássicas. Desta vez, foi o Diário de Notícias que, em parceria com a Europa-América, lançou uma colecção de 24 livros de bolso. A colecção não tem qualquer critério agregador. É apenas um conjunto de livros de pequeno formato, onde há de tudo, de Dante a Ellery Queen. Mas isso é o menos. Ao menos que as edições tivessem um mínimo de qualidade. Aborrecem-me as más edições, descuidadas na paginação, nas capas, na tradução, na revisão e em todos os aspectos da chamada obra de livro. Só um exemplo, dos que li. O livrinho de Balzac, que ilustra a campanha publicitária, uma pequena novela de nome O Último Adeus, comete a proeza de numas quantas páginas referir por várias vezes a palavra água em vez de égua, além de grafar como goluseima a palavra guloseima. É o tipo de coisa com a qual se tropeça na leitura e fica mal. Caramba! Qualquer revisão apressada dava conta da primeira anomalia. E a activação do corrector do programa de paginação evitava a segunda. Nem que para isso fosse necessário cobrar mais uns cêntimos pelo jornal...
Foto - Pólis&etc.

Etiquetas: , ,

8 Comments:

Blogger Luísa A. said...

Meu caro Politikos, partilho essa sua indignação. Não há pior, para quem gosta de livros, do que uma publicação descuidada. Por aqui, já temos feito algumas devoluções – acompanhadas, naturalmente, da devida carta de reclamação - por má tradução (o desnorteamento com tempos verbais é frequentíssimo) ou erros grosseiros.

domingo, agosto 26, 2007 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
em férias gosto sobretudo de ler livros, e escolhê-los (os jornais e os telejornais... enfim, muito "por alto").
Também me desgostam o descuido e a má qualidade. Além do mais, tiram-me todo o prazer da leitura :-(

(quando decidir oferecer-lhe um livro, contudo, terei de ser muitíssima atenta, já se vê; o melhor é mesmo passar página a página, lendo com a maior atenção, para ver se não escapa nada...)
:-p

domingo, agosto 26, 2007 8:30:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Luar
Depois de muito glosar, sob a capa de uma espécie de sarcástica concordância, as minhas reclamações nas instituições da Pólis, congratulo-me por encontrar em si o mesmo espírito. E, ainda por cima, ultrapassando-me, pela direita ou pela esquerda - isso agora não interessa - dado que nunca devolvi nenhum livro, nem escrevi para nenhuma editora qualquer carta de reclamação...
;-)
Mas apoio-a, com todas as fibras da minha veia «reclamadora»...
:-)

segunda-feira, agosto 27, 2007 11:35:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Na praia, «chateia-me» a areia dentro dos livros, razão por que em férias prefiro os jornais e as revistas.
Sobre os livros, cada vez tenho mais pena desta minha preguiça idiossincrática para as línguas, senão passaria a ler muita coisa na língua original. Nem duvide!
Quando decidir oferecer-me um livro, pode experimentar qualquer coisa muito ilustrada... Não lhe dou mais ideias porque sei que a sua imaginação voará só com este meu comentário...
;-)

segunda-feira, agosto 27, 2007 11:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Qualquer coisa muito ilustrada"...?!?! :-/
Hum...
Confesso que a minha imaginação anda mázita, ultimamente :-(
Mas, enfim, para não defraudar expectativas e porque sorrio só de imaginar a cara de quem lê este pobre comentário, que tal um livrito "soft", por exemplo, do Manara?!
Mas não leve para a praia, sim?!; a areia costuma... hum... incomodar?!
:-)

terça-feira, agosto 28, 2007 11:26:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Se anda com falta de imaginação e sugeriu o Manara, pergunto-me o que sugeriria com a imaginação em pleno...
:-)
Vejo, com curiosidade, que sobre um mesmo poste, Vexa e a Luar me conseguem ultrapassar pela esquerda ou pela direita, isso não interessa muito...
:-)
Quanto à praia e aos seus «malefícios» conjugados com o Manara, não sei se consegui lá chegar... mas também - confesso-lhe - não sei se a desafie a ser mais específica...
;-)

quarta-feira, agosto 29, 2007 12:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Melhor não, caríssimo...
:-p

quarta-feira, agosto 29, 2007 6:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P. S.
Quanto às ultrapassagens, e se a cara Luar não se importar, preferia que constasse que fui eu quem o "ultrapassou" pela esquerda (por todas as razões...)
:-D

quarta-feira, agosto 29, 2007 6:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online