12 de setembro de 2007

Verosimilhança

A Pergunta do Dia do jornal gratuito Metro traz hoje, como sempre, as respostas de três entrevistados, a uma questão da actualidade. Lá vem, também como sempre, o nome, a profissão e a idade. Até aqui tudo bem! O que me chamou a atenção foram as profissões de dois dos entrevistados. Um designou-se como licensing manager e a outra como marketeer. Safou-se a terceira que singelamente se afirmou comerciante. Embora tivesse ficado com uma ideia, fiquei igualmente com algumas dúvidas sobre o que é cada um dos dois primeiros efectivamente faz. Não sou minimamente contrário à importação de anglicismos ou de outros estrangeirismos. Não peço sequer que para os mesmos não haja equivalentes na Língua Portuguesa, ou até mesmo que eles sejam efectivamente necessários, mas peço que pelo menos tenham verosimilhança.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Luísa A. said...

Caro Politikos, percebo as palavras, mas não identifico as profissões. Palpita-me que há mais pedantismo, nos casos que aponta, do que falta de equivalentes na nossa língua.

sábado, setembro 22, 2007 1:48:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Acho que o pedantismo também lá está, mas creio que isso acontece quase de forma natural, em resultado da dominância absoluta do mundo anglo-saxónico em certas áreas. E, claro, não é por falta de equivalentes na nossa língua. Não me importo que se importe, mas que ao menos que se importe selectivamente e com critério...

sábado, setembro 22, 2007 2:11:00 da manhã  
Blogger Luísa A. said...

Claro!!!

sábado, setembro 22, 2007 2:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online