4 de setembro de 2007

A culpa e o medo

Nas minhas férias deste ano, numa vila tradicional, de casas térreas e brancas, este ano morreu alguém. Duas casas adiante da minha. Tinha trinta e tantos anos. Estava a ver televisão com a família. Sofreu um ataque cardíaco fulminante. Não sei se o corpo foi cremado ou não, mas sei que houve dois dias de velório e um de funeral. Sempre que saía à rua, para ir ao café, para ir para a praia, para ir jantar, ou o que fosse, passava pela casa do morto, pela capela, via os rostos da família, dos amigos, surpreendia restos de conversas. E era-me sempre um pouco obsceno sair com aquele cenário ali tão perto. Há uma certa solidariedade interior na dor que nos obriga a partilhar, ainda que momentaneamente, aquela tristeza. Um dia chegará, em que alguém por mim ou pelos meus sentirá o mesmo. Penso eu, tentando apaziguar-me. O tempo e a vida não param, penso também. Mas a situação continua a soar-me obscena. E escrevo, porventura para exorcizar a culpa e o medo.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Luísa A. said...

É verdade, caro Politikos, que não há nada como a tristeza alheia para encher de complexos a nossa alegria e despreocupação.

terça-feira, setembro 04, 2007 7:19:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

E faz-nos também reflectir sobre o efémero das coisas. É lugar comum, bem sei, mas muito verdadeiro... E é sinal de que ainda não perdemos completamente a nossa humanidade, tantas vezes embotada por um quotidiano selvagem...

terça-feira, setembro 04, 2007 10:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online