11 de julho de 2007

Campanha de «serviços mínimos»

A campanha para as eleições intercalares autárquicas foi globalmente muito fraca. Os candidatos não se esforçaram, as televisões não se esforçaram, os jornais não se esforçaram. E os candidatos ou a Comissão Nacional de Eleições, que não sei por onde anda, não os obrigaram a esforçar-se. Tivemos assim uma espécie de campanha de serviços mínimos. A RTP fez um debate com o magote e houve umas mini-entrevistas, por obrigação, aos candidatos – e creio que não a todos – de que me lembro ter visto de passagem uma ou outra. As outras televisões quase a ignoraram. Assim sendo, decidi, desta vez, nem sequer pôr os pés na assembleia de voto. Registe-se que, desde que tenho capacidade de voto, só por uma vez, e por um motivo de força maior, deixei de cumprir o mais importante dever cívico da Pólis. Vou lá sempre, nem que seja para votar em branco – a maior parte das vezes – ou nulo, ultimamente. É uma forma de dizer ok ao sistema e ko aos seus agentes. Evoluo agora conscientemente para a abstenção, veremos se para durar. E faço-o porque o voto branco ou nulo não tem nenhuma leitura de penalização para os agentes do sistema político. É puramente residual. O que verdadeiramente os penaliza é a abstenção, porque põe em causa os alicerces do sistema e, em última análise, eles próprios. Lamento ter de fazê-lo, mas é a única forma de castigo que me resta para expressar o meu desgosto com a actual vida cívica da Pólis, a que se junta esta campanha de serviços mínimos. Terei provavelmente que deixar metabolizar este meu descontentamento com a qualidade da vida cívica da nossa Pólis e o pessoal político esforçar-se mais para, então, eu voltar a ir a votos, ainda que brancos, ou nulos...

Etiquetas: , ,

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:-(

quinta-feira, julho 12, 2007 12:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

P. S. Mas concordo com a caracterização que Vexa faz da campanha...

quinta-feira, julho 12, 2007 12:02:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Bem lhe disse que não ia gostar da minha atitude cívica, mas está «explicadinha» :-)
Além do mais, com a idade, vamos ficando menos dogmáticos e mais liberais...
;-)

quinta-feira, julho 12, 2007 12:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ai, ai, ai...

"Sofro, sofro, sofro, consigo", Sr. Politikos...
:-)

(P.S. Pois saiba que eu não precisei de chegar a "uma certa idade" para me tornar mais liberal - mais do que alguma vez achei possível...-; mas não acho que isto seja uma questão de ser liberal ou dogmático...)

quinta-feira, julho 12, 2007 2:37:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
O que eu disse só significa que agora estou mais aberto a infringir certas regras que a mim mesmo me impus, como a de que votar é o mais alto dever cívico da Pólis & etc. É como a água que se pode transformar em vapor ou em gelo consoante a temperatura... Com certos acontecimentos recentes e uma campanha miserável, a minha tolerância democrática atingiu o seu limite, ao ponto de conscientemente optar pela abstenção... Será bom que os políticos leiam que a abstenção não significa necessariamente desinteresse, significa também protesto...
Veja que perco menos tempo a ir votar (fica a 100 metros de minha casa e nunca há fila) do que a fazer este poste... E no entanto não vou lá...

quinta-feira, julho 12, 2007 6:03:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Caríssimo Politikos, parece-me que, afinal, não vou ter de esperar sentada. :-D

quinta-feira, julho 12, 2007 8:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Compreendo-o, caro Politikos.
Ainda assim renovo o meu primeiro comentário.
:-(

quinta-feira, julho 12, 2007 8:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Luar,
parece-me que, neste caso, não precisará de esperar sentada pelo Senhor Politikos.
:-(

quinta-feira, julho 12, 2007 8:41:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Luar
Pensava que se referia ao caminho para a direita, se se refere ao caminho para a abstenção, pois então aqui me tem, não direi com garbo, mas aqui me tem...
Bom fds

sexta-feira, julho 13, 2007 1:54:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Fazendo minhas as palavras da nossa estimadíssima Luar, lá chegará com a idade...
Bom fds

sexta-feira, julho 13, 2007 1:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, caro Politikos,
espero lá chegar mas..., com todo o respeito, espere deitado, sim?
;-)

sexta-feira, julho 13, 2007 6:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom fds para Vexas!

sexta-feira, julho 13, 2007 6:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online