16 de agosto de 2007

A aventesma do Marquês

Sou um utilizador frequente do denominado Túnel do Marquês, em Lisboa. Atravessei-o uma vez mais há poucas horas. Estou até em crer que talvez lá tenha sido multado no final de Julho. Isto a julgar por um clarão, indicador de flash, na minha retaguarda. Creio que circularia a pouco mais de 50 Km por hora. Veremos! Será a minha primeira multa de trânsito em 20 anos de condução e após cerca de 200 000 mil quilómetros feitos em dois automóveis. Exceptuo ainda umas centenas feitos durante um ano em carro alheio. Se for multado, em princípio deixarei seguir a multa para a via contenciosa. Tudo tem um limite e aquele limite de velocidade em certas áreas daquele túnel é cretino. É uma despudorada caça à multa. A parte mais penosa é a descida, portanto no sentido Amoreiras-Marquês de Pombal, a partir da indicação de 9% de inclinação. Hoje passei a fazer aquilo em terceira, pé no travão e olho no conta-quilómetros. Deixei de me preocupar com a condução ou com os outros veículos e passei a concentrar toda a minha atenção no ponteiro do conta-quilómetros. Mas gostava imenso de saber se a aventesma que propôs aquele limite para aquele túnel, alguma vez o experimentou.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo consigo, como já tive oportunidade de referir uns comentários atrás.

sexta-feira, agosto 17, 2007 8:21:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Este caso, porém, ainda é mais gritante. Experimente lá passar e verá. Ainda hoje lá voltei a passar e até parei de conversar para me concentrar apenas em não ultrapassar a velocidade. Mas as multas continuam a ser emitidas...

sexta-feira, agosto 17, 2007 11:08:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Caro Politikos, diz-me a minha cara-metade que os limites de velocidade têm uma margem de tolerância de 10 km/hora. Não sei se a informação é fiável – foi-me transmitida naquele jeito um pouco frívolo de quem toma as convicções pessoais por regras gerais – mas tenho feito uso dela, até ao momento, sem problemas.

segunda-feira, agosto 20, 2007 1:09:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Luar
Creio que a sua cara-metade está enganada, mas veremos! Às vezes confundimos o desejo com a realidade. Não faça muito uso dessa pseudo-regra. Isso mandaria o bom-senso, mas o que está em causa é o saque!

segunda-feira, agosto 20, 2007 10:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online