23 de julho de 2007

Lê o quê? (Fotos da Pólis IV)

Esta foto era para ser colocada no poste anterior. Porque a leitora, que deveria ter aí uns 8 ou 9 anos, lia o último livro da saga Harry Potter. Acabou, porém, resgatada à triste sina de apenas ilustrar um poste. E merece-o. Porque ela lê, porque lê como se deve ler, ou seja com toda a descontracção do mundo, porque eu gostava de ter feito o mesmo e não fiz - designadamente tirar os sapatos -, porque foi uma lufada de ar fresco na minha tarde de ontem, porque não esperava encontrar um tal quadro naquele sítio inóspito...
Lisboa, Centro Comercial Colombo, 21-07-2007
Foto - Pólis&etc.

Etiquetas: , , ,

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
num primeiro momento julguei que me tivesse fotografado! ;-)
É que eu
1.º sou jovem;
2.º leio;
3.º leio sentada daquela maneira, e normalmente descalça;
4.º e "last but not the least", tenho na sala dois "cubos" (como lhes chamo - são do Le Corbusier...) iguaizinhos ao da foto!
:-)))))

Sabe caro Politikos, acho graça que ande pela cidade de máquina fotográfica a tiracolo, sbtd aos fins-de-semana!
Encanta-me esta sua faceta; cada vez gosto mais dos seus posts "Fotos da Pólis"...
:-)

segunda-feira, julho 23, 2007 3:58:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Também é loura?!?!?!
Esclareço que não ando de máquina à tiracolo (isso era noutros tempos, mas constato que Vexa, apesar de «tenrinha», conhece esses outros tempos?!?!). Tenho é uma máquina digital que até cabe no bolso. Mais esclareço que normalmente não ando com a máquina digital no bolso. Apenas ando com o tm no bolso e como é dos modelos multimédia (e tem câmara fotográfica incorporada) permite fazer o que vê, sem grande qualidade, mas enfim, serve para o que se pretende… Mas estou eu aqui com estas explicações para quê?! É que todas as verdadeiras «chavalas» sabem reconhecer uma foto tirada com tm de outra tirada com máquina e também já sabem que quase não se vêem máquinas à tiracolo…
Imagino ainda que as cadeiras que tem sejam de tipo «Le Coubusier». Pois se são mesmo «Le Courbusier» lá se vai o seu estatuto de «proletária»…

segunda-feira, julho 23, 2007 5:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos:
esclareço humildemente
1.º não sou loura (acho que é um ponto a meu favor, perdoem-me as louras que aqui vêm... ;-));
2.º a imagem "romântica", para mim, é a de um Politikos de máquina a tiracolo; aliás, os grandes fotógrafos não tiram fotografias com os telemóveis...
3.º o "cubo" é mesmo "Le Corbusier", embora construído em Portugal (tal, aliás, como os do Colombo...) - aqui, confesso, hesitei em corar, mas assumo esta faceta de "proletária-amante-do-melhor-design"... (aliás, quando o referi, já sabia que Vexa "não deixava passar"... era certo e sabido ;-)).
:-))))

segunda-feira, julho 23, 2007 6:19:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
De onde é que tirou essa imagem «romântica» do fotógrafo com a máquina à tiracolo?! Do Clint Eastwood em «As Pontes de Madison County»?! Não acha que para «chavala», anda com uns gostos um bocado «cotas»?!
Não lhe parece também que uma «proletária-amante-do-melhor-design» é pouco compatível com uma «chavala»?! A mim soa-me mais a uma respeitável trintona (ou mais) já plenamente instalada na vida?! E o gosto pelo "Le Corbusier" não será um pouco «retro» demais para ums «chavala»?!
São tudo perguntas que me bailam no espírito...
;-)

segunda-feira, julho 23, 2007 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
de facto, o Clint Eastwood preenche de forma muito mais do que satisfatória o meu perfil de "homem de sonho"... ;-)
E não me venha dizer que tenho um gosto "um bocado «cota»"! Gostar de (alguns) "cotas" não significa ser cota...

A mim também me baila uma interrogação no espírito: porque é que ser uma «proletária-amante-do-melhor-design» é pouco compatível com uma «chavala»?!

Quanto a eu ser uma "respeitável" (?!) "trintona ou mais" (como?!?!) já "instalada na vida" só lhe posso dizer que é muito feio ser assim... quase diria "rancoroso"; deixe-se de invejas, viva os seus quarenta e "trocos" (?!) e deixe a "Atenas-ainda-chavala-proletária-q.b.-amante-do-melhor-design-e-de-homens-com-máquinas-fotográficas-a-tiracolo" viver os seus vinte e poucos anos de espírito jovem!
:-)))))

terça-feira, julho 24, 2007 11:36:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Vejo que tenho de reformular a perspectiva que tenho de si. Então acha normal que uma «chavala» diga que o Clint Eastwood, que tem quase 80 anos (sim, quase 80 anos), «preenche de forma mais do que satisfatória» o seu perfil de «homem de sonho»?!?!?!?
Sobre a sua interrogação, uma «chavala» dessa idade não tem dinheiro para comprar uma cadeira Le Corbusier, «a menos que tenha pais ricos ou tenha ido ao BES...»

terça-feira, julho 24, 2007 6:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
vejo que não respondeu ao último parágrafo do meu comentário anterior...

Fico satisfeita.
Muito satisfeita!
:-))))))

terça-feira, julho 24, 2007 10:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P. S.
Caríssimo, estou aqui a pensar que convém dar espaço a outros comentadores (penso, por exemplo, na "nossa" Luar). Como diz um amigo meu com quem converso por vezes no msn, às vezes nem lhe dou tempo para respirar de tanto que falo; de tal forma que ele desenvolveu a técnica de conversar comigo em "apneia" :-)))))
Conclusão: acho que vou sonhar com o "meu" Clint Eastwood... e deixo esta caixinha, com banquinho e tudo, a outros comentadores que, decerto, só esperam uma pequena oportunidade para poderem dizer alguma coisa...
:-P

terça-feira, julho 24, 2007 10:08:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, julho 28, 2007 10:16:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Também gosto da sua faceta de fotógrafo, caro Politikos, que, pelo desenvolvimento que está a ter neste «blog» – e perfilhando a visão da Atenas – já recomenda a abordagem «romântico-profissional» do equipamento à tiracolo.

sábado, julho 28, 2007 10:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online