24 de julho de 2007

Queirosiano desembargador?!?!

Tenho assistido nas páginas da Visão à polémica pública entre o escritor e cronista Manuel António Pina (MAP) e o juiz Eurico Reis (ER). Aquilo começou tudo por um escrito de MAP onde apodava ER de «queirosiano desembargador». ER sentiu-se insultado e pediu esclarecimentos. MAP não deu grandes esclarecimentos e ainda apontou – ó que heresia – um erro de Português a ER. A polémica não tem, quanto a mim, qualquer razão de ser. Primeiro, a expressão de MAP metida numa crónica é lícita. É uma caracterização, caricatural é certo, mas que não carece, a meu ver, sequer de nenhum esclarecimento. Ainda por cima parece-me ser sobretudo física. Recordo-me de ler em Eça a expressão «desembargador apopléctico» e «desembargador de figura apopléctica» e referências a desembargadores associados a lautas comezainas. Se for isto, como parece, basta olhar para o desembargador para logo constatarmos que a imagem encaixa. Tudo espremido, quando muito ficará provado que MAP chamou obeso a ER. Mas mesmo que fosse mais do que isso, ER tem de perceber que se anda na televisão e nos jornais a comentar está sujeito a isto. É que aqui está sem a beca! Mas ele não o percebeu. E agora vem a público dizer que vai processar MAP. Com isto presta um muito mau serviço à causa da Justiça, por fazer o que faz – é óbvio que aquilo nunca resultará em nenhuma condenação e ele sabe-o - e sobretudo nos moldes em que o faz. Se quiserem leiam o texto integral clicando duas vezes na imagem. Por mim, respigo as passagens que considero mais significativas de uma atitude deplorável:
«Por isso mesmo, irá, a mal ou a bem, aprender que o sistema judiciário não é tão simples ou 'simplório' como alguns lhe terão dito que era».
«O último a rir é o que ri melhor»
«Do articulista não recebo lições nem de português. Muito menos de cidadania».
Um aparte final para dizer que acho que MAP até teve muita sorte em não dizer o «camiliano desembargador». É que, tanto quanto me lembro, Camilo, numa obra de que não posso precisar o título e que cito de memória, disse, a propósito de uma personagem, qualquer coisa como: «tinha a estupidez de um desembargador»... Já se vê que se isso acontecesse, seria a desgraça completa e estaríamos a falar de uma indemnização colossal por danos morais ou o que fosse...

Etiquetas: ,

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A sorte, mesmo, foi não ter sido objecto de uma caricatura do Daumier...
:-))))

(e, por favor, não me venha de novo com histórias de que as chavalas não podem conhecer Daumier e etc. e tal: sou, além do mais, uma chavala culta!)
;-)

terça-feira, julho 24, 2007 11:40:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas, pseudo-chavala
Pode conhecer o Daumier e pode conhecer o Le Courbusier. Mas daí até comprar uma caricatura do Daumier e uma cadeira do Le Courbusier vai uma enorme diferença… Parece-me uma «chavala» com gostos «cotas»… O que, sendo possível, não é provável…
Presumo que o seu comentário, um pouco «redondo», seja de assentimento em relação ao teor do poste?!
Independentemente da concordância genérica, gostava de saber - isto se quiser, é claro - a sua opinião em relação às frases de ER.

terça-feira, julho 24, 2007 1:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora bem, caro Politikos,
(arregaço as mangas inexistentes - estou de manga curta... ;-)):

Não li o que escreveu o "MAP" sobre o "ER" nem conheço a "polémica" que os divide.

Com este esclarecimento prévio tenho a dizer, do alto do meu metro e setenta ;-), que a "expressão"/caricatura, só por si, não me parece que consubstancie qualquer insulto.

Por outro lado, as duas primeiras frases de "ER", que Vexa reproduz no post são, no meu entender, bastante infelizes e, no mínimo, arrogantes.

Quanto à última frase, parece-me legítima.

Agora, se não se importa, vou sonhar... já sabe com quem...
:-)))))

terça-feira, julho 24, 2007 10:18:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Estou satisfeito com a sua resposta. Se reparar, porém, numa segunda análise, a última frase, apesar de legítima, é igualmente arrogante. O MAP é escritor e apontou um erro que existiu, pelo que alguém que comete um erro dizer que não recebe lições de Português de alguém que lho aponta, é caricato e arrogante. E quanto à cidadania, um agente do sistema de justiça dizer que processa alguém por causa daquela «bagatela», sabendo de antemão que aquilo não vai dar em nada, também estamos conversados.

terça-feira, julho 24, 2007 11:38:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, julho 28, 2007 10:26:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Caro Politikos, acho que tem toda a razão na sua análise, como sempre muito assertiva e «to the point». E agora também vou sonhar, como a Atenas… embora o objecto dos meus sonhos seja de uma «fornada» mais recente. ;-)

sábado, julho 28, 2007 10:28:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Luar
E não quer partilhar connosco os nomes dos «pães» da sua «fornada»?!?I Acho que a Atenas iria apreciar... Espero que os seus sejam, vá lá da terceira idade, aí com uns 65 anos, sempre são melhores que os dela que têm quase 80...
;-)

domingo, julho 29, 2007 12:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu Caro Politikos,
saiba que o "Clint" não é o único "pão" que aprecio... (e só o indiquei para que Vexa não se sentisse tão..., enfim..., "cota"...)! :-D

Na verdadee, e para ser verdadeiramente "demolidora", devo esclarecer que aprecio muitíssimo o Reynaldo Gianecchini... (vá espreitá-lo ao google, se não sabe quem é...)
:-))))

domingo, julho 29, 2007 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado, Politikos, não vá o desembargador processá-lo...

domingo, julho 29, 2007 1:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De qualquer modo, parece-me que o sr. desembargador enferma daquela mania tão típica dos nossos magistrados de que são, eles próprios, a lei e que têm sempre a faca e o queijo na mão. Desde aquela fantochada das custas da petição que um juiz, teimosamente, insistiu na televisão que daria lugar a não sei quantos milhares de multas de 450 euros, fiquei esclarecido acerca do mundo em que esta gente vive.

E francamente não percebo onde é que está o insulto em chamar-lhe "queirosiano desembargador". Insulto seria se eu dissesse que acho o desembargador um imbecil...

domingo, julho 29, 2007 1:48:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Sobre o Clint e eu não me sentir só, esclareço que o meu avô já morreu há uns bons anitos atrás...
Sobre o outro, sei quem é, mas aprendi há pouco tempo... Pode ser um «pão» mas um bocado sem sal… Isto digo eu, claro, que nem tenho, nem quero opinar sobre tal matéria...

domingo, julho 29, 2007 9:55:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Pois é, Kroniketas, nunca se sabe… É menino para isso...

domingo, julho 29, 2007 9:55:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Kroniketas, se o desembargador vem aqui ainda «apanha» com um processo, «para aprender», como diz o homem...
E têm de facto, naquela sede, a faca e o queijo na mão! E alguns até arrotam com jactância que são órgãos de soberania, quando na verdade apenas são titulares de um órgão de soberania que é o tribunal, que é composto por mais gente do que eles próprios... Ora, órgãos de soberania são aqueles que nós elegemos... A Justiça tal como existe entre nós é um resquício pouco aperfeiçoado da Revolução Francesa... Alguma coisa se tem de fazer. Aquilo custa caro e serve mal a República.

domingo, julho 29, 2007 10:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online