16 de julho de 2007

Radares a p&b

Na madrugada de sexta-feira para sábado. Deveriam ser perto das 3 da manhã, passei de carro no Campo Grande. Num raio de 100 metros para norte e para sul, devia ser o único utente da via. Ao passar pelo radar do Campo Grande, sinto atrás de mim um clarão. O flash deve ter disparado e o carro ficado na fotografia. Olhei para o conta-quilómetros. Marcava menos de 60Km. O sistema está programado para 50Km de velocidade máxima, independentemente do trânsito, independentemente das condições da via: por exemplo, se está a chover. Ora, a velocidade a que ia era mais do que razoável para aquelas condições específicas. Atrevo-me a dizer até que se calhar era baixa. Por acaso, o sistema só hoje entrou oficialmente em funcionamento e assim me livrei da multa e da possível contra-ordenação que, aliás, seriam as primeiras. Se o rigor for aquele, serão dezenas de milhares de automobilistas multados e nem todos bem. Será uma espécie de novo imposto municipal, sob a capa da segurança rodoviária. Pergunto-me se não seria mais razoável ajustar a velocidade máxima do painel luminoso às condições da via. Àquela hora da madrugada, com aquele trânsito e com tempo seco, 60Km são mais do que razoáveis e, no outro extremo, com grande congestionamento de tráfego e a chover, 50Km até podem ser demais. Mais uma vez, também aqui, temos uma situação a preto e branco. Infelizmente, o arco-íris tem mais do que essas duas cores...

Etiquetas: , ,

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
antes de mais quero dar-lhe os parabéns!
O seu blog está muito dinâmico!!!
Ando a responder a comentários há mais de meia-hora, saltitando alegremente de post em post! :-D

Quanto ao tema, não é que concordo em absoluto consigo?! (aliás, ultimmente são mais as vezes que concordo dos que a que discordo... terá explicação?!) ;-)
E o pior é que, certamente, iremos ter recurso das contra-ordenações para os Tribunais (ou tribunais), que lá ficarão mais uma vez congestionados... e assim anda a nossa Justiça (ou será justiça?!; às vezes atrapalho-me consigo... sou demasiado jovem para estas "querelas", já se vê...)
:-))))))))))

segunda-feira, julho 16, 2007 8:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Errata:
(...) ultimamente são mais as vezes que concordo do que as que discordo (...)

Gracias, faaço vénia,
sempre sua Atenas.

segunda-feira, julho 16, 2007 9:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P. S.
Porque sou rigorosa fui contar:
comentei em quatro posts de uma assentada!
Muito bem, caro Politikos, muito bem!
:-D

segunda-feira, julho 16, 2007 9:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P. S. 2
Veja lá se pode apagar o "eco" do meu segundo comentário, s. f. f.
(o blogger às vezes fica, também atrapalhado...) ;-)

segunda-feira, julho 16, 2007 9:19:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Ainda bem que concordamos uma vez mais... O seu «eco» está apagado. Vejo-a bastante enérgica, acha mesmo que a culpa é do Blogger?! Ou serão os meus postes assim tão entusiasmantes?!
:-)

segunda-feira, julho 16, 2007 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Politikos,
em geral gosto muito dos seus posts, ou não andaria por aqui a "passarinhar".
Aliás, quando aqui vim pela primeira vez, e durante algum tempo, tive o gosto de ler todos os posts anteriores e, bem assim, os respectivos comentários.
Acresce que gosto bastante da Cara Luar, que o "acompanha" desde quase o início e, já agora confesso, cujos blogs também espreitei e espreito amiúde, por apreciar muitíssimo a forma como escreve e como se expressa.
E sim, Vexa é entusiasmante (digo-o corada, é certo, mas na sequência de um dos posts anteriores, onde referiu, e bem, que a escrita revela a pessoa...)!
E com estes rasgados (e merecidos) elogios a Vexa e à Cara Luar, me vou, que tenho que ganhar a vida...
:-D

Sua comentadora fã,
Atenas (a chavala)
;-)

terça-feira, julho 17, 2007 10:44:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Caríssima Atenas
Estou, na verdade, boquiaberto! Leu todos os postes anteriores e respectivos comentários!? Sou entusiasmante!? É minha fã!? Estou siderado!? E eu que pensava que Vexa achava os meus postes «cotas» de mais para si?! Ou será exactamente por isso?! ;-)
Creio que até poderá fundar um clube de fãs: agora prepare-se, já que vai ter que fazer tudo sozinha... :-)
Sobre a «nossa» Luar, tem toda a razão. Aliás, não me canso nunca de lhe elogiar a forma depurada da escrita e a originalidade das abordagens. Um blogue «no ponto».

terça-feira, julho 17, 2007 7:38:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Meus queridos Atenas e Politikos, estou... sem palavras. :-)

quarta-feira, julho 18, 2007 2:12:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

E com isto quase esquecia o comentário ao seu «post», Politikos. Pessoalmente, não sou apologista de flexibilidades na segurança. Um piso molhado, por exemplo, torna uma estrada deserta perigosíssima. Um condutor na terceira idade e 20 Kms/hora são excesso de velocidade. São tantas as contingências, que o melhor é cumprir sem discutir. E não só, meu caro cidadão exemplar, porque há um radar em cada esquina.

quarta-feira, julho 18, 2007 2:45:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Caríssima Luar
Estou a ver que por si passamos todos a andar de bicicleta...
A questão da terceira idade é outra coisa. Como sabe, na terceira idade e à medida que a idade avança, é-se obrigado a renovar a carta mais amiúde e pode-se ter limitações de velocidade. Não queira, por haver um velhinho de 90 anos com problemas de visão, com severas limitações de velocidade, que passemos todos a andar atrás dele...
Os 50 Km nas condições que refiro é uma «caça à multa» descarada...

quarta-feira, julho 18, 2007 8:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caça à multa descarada é apenas e só o que as nossas autoridades sabem fazer. Prevenção é coisa que desconhecem. Já fui multado no Alentejo por ir a 110 numa recta com 3 km de extensão porque há lá uma placa, vá-se lá saber porquê, que limita a velocidade a 70 durante 200 metros!

Mas pode ser que a cadatupa de multas entupa o sistema e eles não consigam cobrá-las. Ou então, nada como descobrir onde os radares estão e cumprir os 50 km/h só quando se passa pelo radar.

domingo, julho 29, 2007 7:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online