26 de janeiro de 2010

Sá Pinto & Liedson

Após o incidente de quarta-feira com Liedson, Sá Pinto demitiu-se e abandonou a estrutura de futebol do Sporting. Pelo que é conhecido – e conviria que fosse dada alguma divulgação à versão de Sá Pinto, que difere da que tem sido publicada – não lhe restava outra saída. Sá Pinto nunca poderia ter reagido do modo como o fez. A agressão física é – e bem – nos dias de hoje inaceitável. É o que nos distingue do estado primitivo de barbárie e de selvajaria. É o limite que nunca, mas nunca, deve ser cruzado. Que isto fique claro!
Sá Pinto errou, saiu e pagou o preço. Ponto final.
Para mim, porém, Sá Pinto é exactamente aquilo que ali está. Com as suas qualidades e os seus defeitos, é aquilo, tal e qual. Autêntico, genuíno, verdadeiro, leal, sem dissimulações, manobras ínvias ou comportamentos enviesados.
Tenho muita pena de o ver sair. O Sporting perdeu uma oportunidade de ter um grande director desportivo. Sá Pinto perdeu uma oportunidade de servir o seu clube numa função que queria e para a qual se preparou.
Por último, o Sporting resolveu bem a questão. Foi rápido a reagir. Aceitou a demissão de Sá Pinto. Nomeou, no acto, um director desportivo. Abriu um inquérito e aplicou uma multa ao jogador, mas manteve-o integrado no plantel e a jogar que é para isso que ele lá está e lhe pagam.

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Luísa A. said...

No nosso Sporting, Politikos, as emoções sucedem-se, infelizmente de cariz novelesco e não futebolístico. Também aprecio o perfil exterior do Sá Pinto, cuja coluna vertebral parece devidamente aprumada. Se esta verticalidade tem correspondência espiritual, não sei, mas vou fazer fé nas suas palavras. ;-)

terça-feira, janeiro 26, 2010 2:47:00 da tarde  
Blogger fugidia said...

SLB! SLB! SLB!
:-D

E depois deste emotivo momento ;-) tenho a dizer que bem andou o Senhor Politikos, que começou por dizer que o Sá Pinto nunca poderia ter reagido como reagiu.
Ouvi a declaração dele ontem, na net, e achei que deveria ter começado por fazer o mea culpa, claro, de início, e não a meio da declaração.
Fora isso, só tive pena que, por diversas vezes, não soubesse dar a entoação e fazer as pausas correctas na declaração que lia, obviamente elaborada por quem, como o Senhor Politikos gosta de dizer, vive das "marmeladas jurídicas" :-D
Mas achei que ele se portou bem na forma como veio a público apresentar esclarecimentos.
Boa semana.

SLB! SLB! SLB!!!
:-)))

terça-feira, janeiro 26, 2010 4:40:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

É verdade, Luísa. Devia-se era falar do futebol jogado e não do futebol falado e pior ainda de fenómenos como este que nada têm a ver com o futebol...
Quanto ao Sá Pinto, acho que é imaturo, mas creio que é uma pessoa estruturalmente bem formada e bem intencionada. O que não desculpa, obviamente, o seu inaceitável comportamento. Aquilo não pode acontecer, nunca!

quarta-feira, janeiro 27, 2010 12:08:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Fugidia. Confesso-lhe que não percebo a razão dos seus gritos de SLB a iniciar e a fechar o seu comentário neste blogue que, como sabe, não é desse clube. Também não percebo o que é que eles têm a ver com o que se discute neste «post»! A menos que isso, como parece, seja uma forma ínvia – quiçá subliminar, porque vinda de uma certa pulsão interior - de congratulação com o que aconteceu. Um bocado como: «na desgraça dos outros, estamos bem!» Deixe-me dizer-lhe, porém, para vincar a nossa diferença, que pessoalmente nunca me congratularia se isso acontecesse no SLB. E obviamente, não me passaria pela cabeça, quanto mais não fosse por questões de mero bom gosto, gritar «Sporting» a começar e acabar um comentário num blogue de alguém de um clube rival e menos ainda num «post» sobre uma situação delicada em que esse clube foi posto em xeque...
Como bem acentuou, mas nem era preciso, comecei exactamente por condenar sem meias tintas o acto do Sá Pinto. Quanto ao «mea culpa», é-me indiferente que o tenha feito no princípio, no meio ou no fim. Fê-lo! E até achei que aquilo teve uma lógica que foi explicar o que aconteceu de modo sincrónico. A entoação só mostra que ele não é um «boneco» comunicacional, talvez lhe faltando as «lógicas» de palco em que a comunicação hoje é fértil. Também não tenho a sua capacidade de perceber se a declaração foi feita por ele e menos ainda se foi feita por um jurista. Mas isso, claro, deve ser problema meu!
Deixe-me dizer-lhe e sublinhar, uma vez mais, que estou em total e absoluto desacordo com o que foi feito que nunca poderia, nem deveria tê-lo sido, sob nenhum pretexto. O que aconteceu merece-me a mais veemente condenação. Curiosamente, porém, as declarações do homólogo do Sá Pinto no SLB depois do campeonato de juniores ganho «à pedrada» merecem-me não a mais veemente condenação mas o mais absoluto desprezo. Se conseguir ver esta diferença, verá o sentido último do «post»!
Uma boa semana tb para si.

quarta-feira, janeiro 27, 2010 12:30:00 da manhã  
Blogger fugidia said...

Politikos,
no meu comentário não tive qualquer intenção de ofender: o facto de ter entoado, no início e no fim do mesmo «SLB!» não teve «qualquer intuito de congratulação com o que aconteceu» nem tem nada a ver com o teor do post (razão pela qual dei um espaço em relação ao meu comentário). É apenas a reprodução de uma brincadeira - independentemente dos temas que estão a ser «debatidos» - que costumo fazer com todos os meus familiares e amigos mais próximos, que são do Sporting, e nessa brincadeira acabamos todos por, saudavelmente, entoar cânticos dos respectivos clubes.
Pela brincadeira, não entendida ou não apreciada, apresento desculpas.

quarta-feira, janeiro 27, 2010 8:15:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Fugidia, não me ofendeu. Desculpas não necessárias mas aceites. Finalmente e sobretudo, registo que não se tenha congratulado.
Na verdade deve ser muito interessante assistir às conversas que tem com os seus familiares e amigos do Sporting que começam sempre com os cânticos dos respectivos clubes... É interessante, muito original e pelos vistos saudável... Penso que poderá ter aí uma interessante fórmula anti-envelhecimento...

quarta-feira, janeiro 27, 2010 10:06:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online