18 de abril de 2006

Acerca do anonimato na blogosfera: to be… Eppur si muove…

Escrever sob anonimato nos blogues ou assumir a verdadeira identidade? Eis a questão! Eis a questão sobre a qual reflecti, tomando como exemplo o meu próprio umbigo. Isto a propósito de certas incoerências que me foram apontadas em comentários num poste do Aspirina B. Disse eu, e reafirmo-o, que há muita gente de dupla personalidade na blogosfera, que aproveita para dizer aqui, sob disfarce, o que, nos termos exactos em que o escreve, nem às paredes confessaria num dia-a-dia politicamente correcto, convencional, certinho e atilado. Estava a lembrar-me, concretamente, das caixas de comentários de um dos blogues que frequento. E, avançando uma tirada à Dr. Freud, disse ainda que haveria quem se aproveitasse deste meio para exprimir outros eus recalcados, em que a semelhança entre a personalidade real e a virtual seria apenas mera coincidência... Acrescentando, e aqui entra o meu umbigo, que eu, apesar de escrever sob pseudónimo, subscrevia tudo quanto disse sob a minha verdadeira identidade: «Não o faço, porque não carece, não vejo nisso maior vantagem e assim uso de maior liberdade adjectiva...»
Eppur si muove
…, disseram-me, embora na língua de Shakespeare. E, de facto, continuo a produzir escritos e comentários sob pseudónimo. Essa é que essa. E porquê? A razão é simples. Chama-se preconceito. Preconceito nobiliárquico – diria até – na forma de encarar o registo escrito e o registo oral. Sendo o registo escrito muito mais nobre, responsável e vinculativo e o registo oral muito mais plebeu, desresponsabilizante e volátil. À mesa do café, num registo oral, eu subscrevia tudo o que digo aqui, nos mesmos termos, mas num escrito em letra de forma fá-lo-ia? Na sua substância, sim, mas não já na sua forma. E isto porquê, porque fui (fomos) criados na civilização da escrita, com toda uma tradição de nobilitação do testemunho escrito. E se a escrita é nobre, a escrita em letra de forma então nem se fala. Ditos como: «Palavras leva-as o vento», «só estando escrito é que acredito» e «plantar uma árvore, fazer um filho e publicar um livro», toda a prática do processo penal que, em certas áreas, valoriza muito a prova documental, a própria prática científica que também o faz, etc., etc. Os exemplos poderiam somar-se. Tudo isto enforma a nossa personalidade e reflecte o que atrás se disse. E a escrita é perene. E, mesmo na blogosfera, permanece e vincula-nos. É essa – quanto a mim - a razão do meu anonimato e decerto do de muitos outros. Ainda bem, digo eu. Não se perdia nada, dirão outros. Ou, já agora, acabando, como o fazia a papelada do Estado Novo: «A bem da Nação…».
P.S. - E vou mesmo mais longe. Se até distingo entre o que escrevo nos postes e o que escrevo nos comentários. Nos segundos sou mais ligeiro e nos primeiros mais estruturado. E se os primeiros leio e releio, os segundos vão como saem, sem segunda leitura. É só ver as gralhas e os erros dos segundos, como os que ilustram os comentários que fiz no dito poste do Asp. B e que ostentam uma bela gralha (Shakespear em vez de Shakespeare) e um belíssimo erro de concordância (põe em vez vez de põem). Juro que não fiz de propósito :-)
Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online