29 de abril de 2006

O Rendimento Máximo Garantido

Aqui há uns tempos, a propósito da sustentabilidade do Sistema de Segurança Social e das fraudes no anteriormente chamado Rendimento Mínimo Garantido, hoje designado Rendimento Social de Reinserção, ouvi a deputada Helena Roseta dizer qualquer coisa como: «Mais do que o chamado Rendimento Mínimo Garantido preocupa-me o Rendimento Máximo Garantido». E fiquei a pensar naquilo, tentando compreeder toda a amplitude da afirmação e interiorizar a ideia. Há uns dias, ao ver no Câmara Corporativa a lista das pensões de Maio passado superiores a €4000, pagas pela Caixa Geral de Aposentações, sobretudo o que se refere ao célebre Subsídio de Compensação, destinado à habitação e pago aos magistrados mesmo depois de estarem adstritos a um determinado tribunal e até mesmo depois de deixarem o serviço activo, voltei a lembrar-me daquilo. O mesmo aconteceu aquando da eleição do Presidente da República (PR), Cavaco Silva, que acumula, dentro da legalidade com o seu vencimento de PR, três reformas – uma da Universidade Nova de Lisboa, outra do Banco de Portugal e uma terceira por ter sido Primeiro-Ministro durante 10 anos. Todas perfazendo a bonita soma de 9356 euros mensais. E hoje, aquilo veio-me de novo à baila, a propósito do poste Honestidade e Honra do blogue Raio de Lua e da subtil diferença entre uma e outra. De associação em associação, e sem que tal signifique qualquer tipo de revivalismo, lembrei-me de uma frase de Marcello Caetano (MC) reproduzida, ao que creio por Franco Nogueira, na biografia de Salazar, ou talvez por Veríssimo Serrão na Correspondência com MC, quando, a propósito da doença da mulher e dos cuidados médicos continuados e dispendiosos de que a mesma precisava, e perguntado porque não recorria à ADSE, Marcello terá dito qualquer coisa do tipo - cito de memória - «a ADSE é para os que precisam».
Tudo isto para dizer que as reformas se destinam sobretudo a assegurar uma subsistência digna numa fase adiantada da vida em que a pessoa já não pode trabalhar. É esse o espírito. Trata-se de uma prestação social assumida pelo colectivo. Mais do que aumentar a idade de reforma e penalizar as futuras reformas resultado de longas carreiras contributivas, importa recuperar o espírito do que é e para que serve a «reforma» e impedir regimes de excepção e acumulações obscenas.

7 Comments:

Blogger Politikos said...

Pois é, cara Luar, depois de ler os seus comentários duas vezes, ainda não percebi se está a ser irónica ou não...
Mas gostava de conhecer a sua opinião sobre a acumulação das reformas do PR com o respectivo vencimento... Só para testar o seu «coração à esquerda» ;-)

domingo, abril 30, 2006 1:19:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Esquivou-se bem, entre as curvas do caminho, cara Luar... E acabou por não responder directamente à questão formulada, ou seja, se acha moralmente justo, na actual conjuntura, os 9000 e tal euritos de reforma, auferidos pelo nosso PR... A que se soma o vencimento de PR e demais mordomias da função. E bem assim, se, à luz do seu poste, o coloca na categoria dos homens honestos ou na dos homens de honra! Os rendimentos provenientes do Estado ou da iniciativa privada devem ser tratados da mesmíssima forma, sob pena de se cavar irremediavelmente o fosso social entre essas duas esferas e nos tornármos assim uma espécie de país africano ou latino-americano. O seu músculo cardíaco bate, como se vê, claramente à direita, cara Luar.

segunda-feira, maio 01, 2006 8:16:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Para evitar comentários jocosos às imagens que por aqui ponho, substitui a que tinha por esta. Apesar dos sorrisos (com parêntesis e tudo), não há lugar para o romantismo na blogosfera... ;-)

segunda-feira, maio 01, 2006 10:27:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Não, não, cara Luar, as M&M são de «estimação» e contêm uma provocação, pelo que é a imagem certa no sítio certo... Além disso, são um regalo para os olhos... E esta tem mais a ver com o poste do que a outra...

segunda-feira, maio 01, 2006 8:39:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Regalo mais pelo que mostram do que pelo que não mostram, cara Luar... Já vi que ficou marcada pelas M&M... Caramba, daqui a uns anos ainda havemos de estar a recordar esse poste e essa imagem... Ponha lá no seu blogue um rapaz coca-cola light que eu não farei tanto alarido, ande! ;-)

quarta-feira, maio 03, 2006 1:30:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Por exemplo, o Clive Owen! Todos temos os nossos posters nos cacifos dos balneários desportivos. Outros(as) têm-nos na memória ;-)

quarta-feira, maio 03, 2006 1:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

sexta-feira, junho 09, 2006 12:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online