A matéria
Todas as áreas têm palavras-chave. Algumas são entidades mais ou menos nebulosas e mais ou menos míticas. Todos sabem o que é e ninguém sabe o que é. No futebol fala-se no «sistema». No ensino – deverei dizer na educação – fala-se na «matéria». A matéria! Ontem, num dos jornais da noite da nossa televisão – ao que creio na SIC – falou-se nas consequências da «ponte» deste fim-de-semana no funcionamento de várias áreas. Uma das escolhidas foi as escolas. Em várias entrevistas a professores e alunos perguntou-se se tinham tido aulas e em caso negativo se tinha havido aulas de substituição. Numas e noutras, a repórter perguntou – e bem – se se tinha falado no 25 de Abril que hoje se comemora. A resposta foi sempre negativa. Uma das alunas referiu mesmo que: «Não, não! Só falámos mesmo na matéria». Resta dizer ainda que, quando perguntados sobre o significado do 25 de Abril, as ideias foram quase sempre difusas. Houve uma aluna que chegou mesmo a balbuciar o nome de Hitler... Percebe-se bem a que é que o «sistema» da «matéria» nos está a conduzir…
5 Comments:
O que é válido para o 25 de Abril é tb válido para outras datas, cara Luar. Já vi que há por aí, de forma «larvar», algo contra o 25 de Abril... Além do mais, perdeu o fundamental do poste: a matéria...
Está, está, cara Luar. Ou então estou eu a perder a capacidade - será que alguma vez a tive? - de me fazer entender pelos outros. O que se pretendia era criticar o ensino «manualístico», ou seja, o ensino centrado num conjunto de conteúdos fixados em livros mas desligados da realidade: a célebre «matéria». A questão da revolução dos cravos - que me parece a terá irritado - é aqui um facto acessório, mas sintomático.
Sendo assim, está perdoada.
Por acaso também me pareceu. O 25 de Abril será um dos feriados com mais importância que temos em termos de significado. Já o 15 de Agosto só interessa porque cai bem dentro do verão e permite gastar um dia de férias a menos. O 8 de Dezembro ou o 1 de Novembro têm um interesse de somenos. Mas o 25 de Abril, o 5 de Outubro ou o 1 de Dezembro, ou até o 1 de Maio, têm um significado que é importante explicar para que se perceba alguns fudamentos da sociedade em que vivemos.
Pois é. Tal como tb já disse no blogue da Luar sobre o 25 de Abril: «Quer se queira, quer não, é a segunda data mais importante do séc. XX português, a seguir ao 5 de Outubro».
Enviar um comentário
<< Home