25 de abril de 2006

Quem é esse Álvaro Cunhal?

Ainda no Diário de Notícias de hoje: «Quem é esse Álvaro Cunhal?», terá perguntado Otelo Saraiva de Carvalho quando lhe disseram, nos dias seguintes ao 25 de Abril, que o líder histórico dos comunistas portugueses estava para chegar. O que é bem ilustrativo do grau de politização dos agentes da Revolução de Abril. Nesta frase singela explica-se muito. Por um lado, as causas da Revolução - a questão salarial, como causa próxima, e a guerra colonial, como causa remota - e as consequências, ou seja, muito do que se passou depois, já que a teorização dos seus agentes se fez, fazendo-se.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E sendo assim, quem pode culpá-los pelos excessos e alguns desmandos que ocorreram? Só alguns "iluminados" que se estivessem lá provavelmente não seriam capazes de fazer melhor.

quarta-feira, abril 26, 2006 3:17:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Não direi que se desculpa totalmente mas de facto o regime tinha apodrecido de tal maneira que as culpas do «depois» se devem em grande parte ao «antes»?

quarta-feira, abril 26, 2006 6:49:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

É que o maniqueísmo, cara Luar, ainda é mais antigo do que o iluminismo? E eu já ultrapassei a fase em que via o mundo a p&b...

quarta-feira, abril 26, 2006 10:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online