Quem é esse Álvaro Cunhal?
Ainda no Diário de Notícias de hoje: «Quem é esse Álvaro Cunhal?», terá perguntado Otelo Saraiva de Carvalho quando lhe disseram, nos dias seguintes ao 25 de Abril, que o líder histórico dos comunistas portugueses estava para chegar. O que é bem ilustrativo do grau de politização dos agentes da Revolução de Abril. Nesta frase singela explica-se muito. Por um lado, as causas da Revolução - a questão salarial, como causa próxima, e a guerra colonial, como causa remota - e as consequências, ou seja, muito do que se passou depois, já que a teorização dos seus agentes se fez, fazendo-se.
3 Comments:
E sendo assim, quem pode culpá-los pelos excessos e alguns desmandos que ocorreram? Só alguns "iluminados" que se estivessem lá provavelmente não seriam capazes de fazer melhor.
Não direi que se desculpa totalmente mas de facto o regime tinha apodrecido de tal maneira que as culpas do «depois» se devem em grande parte ao «antes»?
É que o maniqueísmo, cara Luar, ainda é mais antigo do que o iluminismo? E eu já ultrapassei a fase em que via o mundo a p&b...
Enviar um comentário
<< Home