9 de fevereiro de 2007

Em Português nos entendemos… dizem...

Na passada terça-feira, creio que na SIC Notícias, sobre uma peça que passava, aparecia o seguinte rodapé, introduzido por um daqueles insersores de caracteres que permitem meter títulos e fundos nas peças televisivas:
«Manuela Ferreira Leite inicia entrevistas a defensores e opositores da IVG».
Pensei de mim para mim: «Bem! Mais uma que já se rendeu ao show business das televisões e vai passar a comentadora, entrevistadora, jornalista de ocasião ou o que seja». Achei estranho, atendendo ao perfil da dita, mas…
Num segundo momento, porém, a peça acabou e vi que quem estava a ser entrevistado era a própria Manuela Ferreira Leite. E fez-se luz. Ela era a primeira a ser entrevistada, daí o título. A entrevista continuou, sempre com aquele rodapé, e eu, com a CPU em processamento duplo, fui acompanhando a entrevista e meditando no modo como a frase induzia em erro. A questão é que as características lexicais do verbo iniciar exigem um sujeito activo, de onde a frase, para ser inteligível do ponto de vista da mensagem, teria de ser colocada na voz passiva ou então ser completamente reformulada. Qualquer coisa como: «Entrevistas a defensores e opositores da IVG iniciam-se com Manuela Ferreira Leite» ou então «Iniciam-se, com Manuela Ferreira Leite, entrevistas a defensores e opositores da IVG». Ambas serviriam sem nos induzir em erro…
É que em Português nos entendemos… dizem...

Nota - E a imagem fomos buscá-la aqui.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
teria graça ver a MFL como comentadora, entrevistadora ou jornalista de ocasião!
:-)

sábado, fevereiro 10, 2007 4:13:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Confesso-lhe, cara Atenas, que não teria graça nenhuma... É que lhe falta em absoluto graça e espírito... Deixe-a lá estar junto dos «números» que é onde ela está bem... dizem...

sábado, fevereiro 10, 2007 5:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online