7 de abril de 2007

Para lá da boa imprensa…

Já escrevemos duas vezes sobre este caso (1.ª e 2.ª). Pensávamos que era a última. Afinal, e infelizmente, não foi. Hoje de manhã soubemos pelas rádios e, agora, confirmámos nas televisões. Ainda sobre o curriculum vitae (CV) do Primeiro-Ministro (PM), José Sócrates: afinal as trapalhadas não são só da Universidade Independente. Também são do Gabinete do PM, dos gestores de conteúdos do Portal do Governo e, em última instância, do próprio PM. Parece, segundo a comunicação social, que o PM não tem a pós-graduação em Engenharia Sanitária, da Escola Nacional de Saúde Pública, que consta do seu CV no Portal do Governo. Afinal, e em matéria de pós-graduações, o PM tem mas é um MBA do ISCTE, que não consta do Portal! Justificações: um problema de copy and past?! Oiço e não acredito! Mas afinal o que é que anda a fazer aquela rapaziada do Gabinete do PM?! Então quando mudaram, e bem, no CV do PM, e certamente por ordem dele, de engenheiro para licenciado em Engenharia Civil, não esquadrinharam o segundo dado do CV académico do PM (é que são só dois: a licenciatura e a pós-graduação; e esse é o terceiro dado do CV do PM, logo a seguir ao local e data de nascimento e à licenciatura)?! E o próprio PM, não foi lá ver?! Confirmar?! Qualquer vulgar cidadão da Pólis teria ido! E sujeita-se a mais este vexame?! Desconto o facto, que apesar de tudo não está em causa, dado tratar-se de um cargo político, que se fosse um funcionário público, este facto poderia levar à instauração de um processo disciplinar, por falsas declarações, e eventualmente à demissão… Então e tendo detectado este lapso, ainda não alteraram?! Então e o PM ainda não mandou alterar?! Mas o que é isto?! Que raio de amadorismo é este?! Informam os media e não corrigem o Portal?! Oiço e não acredito, realmente! E não fico satisfeito, muito pelo contrário, fico entristecido com tanta falta de profissionalismo, com tanta falta de rigor… E agora, o que espera o PM para prestar esclarecimentos e explicações à populaça da Pólis?!
Nota - E a imagem, fomos buscá-la aqui.

Etiquetas: , ,

26 Comments:

Blogger Politikos said...

Creio que sim, cara Graciete. O nosso PM ainda tem as duas coisas. É ver o mimetismo de alguns ministros, escudados na voz do chefe: veja o das Obras Públicas e o da Saúde, por exemplo, já com os seus tiques de autoritarismo. His Master's Voice: era aquela editora de discos de música clássica ;-)
Mas penso que este «episódio» irá abalar irremediavelmente a imagem de rigor que ele gostaria de ter colada. E - parece-me - este é o tipo de coisa com que ele convive com dificuldade. Veremos até se não lhe atirarão com isso à cara na melhor oportunidade...
Tenha uma Boa Páscoa.

domingo, abril 08, 2007 8:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Respondendo à última pergunta do "post": espera, ao que parece, por quarta-feira, caro politikos...
E já agora, respondendo ao seu comentário do outro "post", também eu espero por quarta-feira, caro Politikos...
(esta minha mania de procurar não opinar...)
:-) :-) :-)

domingo, abril 08, 2007 9:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

P.S.
Espero que tenha tido uma Boa Páscoa.
Assim como todos os demais comentadores.

domingo, abril 08, 2007 9:57:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Populaça?!!! Quer referir-se a quem, caro Politikos? Ou estará pondo a palavra na boca dos nossos actuais governantes, que é, sem dúvida, como «populaça» que nos percepcionam? Lamento profundamente que não tenhamos uma alternativa de poder credível a considerar. Reconheço algumas qualidades ao nosso PM, mas o seu jeito manipulador irrita-me supinamente. E estou certa – repito, certa! - de que há muitos dados obscuros no seu «historial».

segunda-feira, abril 09, 2007 5:24:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Compara o Mário Lino e o Correia de Campos a cãezinhos?!
E que tal a Páscoa?

segunda-feira, abril 09, 2007 9:02:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas, realmente Vexa está-se a revelar perita na arte de comentar não comentando... Liberte-se, minha cara, liberte-se... De certeza que já tem uma opinião formada sobre o caso... Além do mais, ninguém lhe pede uma opinião definitiva, até porque nunca as há, apenas uma opinião de acordo com os dados que se conhecem... Ser-lhe-á assim tão difícil?! Será que as «leis» a limitam a ponto de não a deixarem ver para além delas?!
A Páscoa foi boa, obrigado, e não abusei das amêndoas... Há que manter o rigor na linha deste pobre cidadão da Pólis, já que, como se vê, por estes dias há pouco rigor noutras áreas da Pólis... (vê como eu consegui nesta frase dar uma opinião, sem meter lá nomes e sem me comprometer: além disso Vexa deve estar muito habituada a estes «truques» retóricos... ;-)

terça-feira, abril 10, 2007 1:36:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud, se quiser mudo a imagética: acho que o chefe da orquestra dá o mote e os músicos vão atrás e tocam a mesma música e, claro, nos mesmo tons... E há músicos muito afinados! E há músicos que começam a parecer-se demais com o maestro! É só isso!
E a Páscoa, pois a Páscoa? Não se abusou das amêndoas, nem do folar...
:-)

terça-feira, abril 10, 2007 1:40:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Pois, cara Graciete, não tive o prazer de ouvir o nosso Ministro do Ensino Superior sobre a UNI mas se ele se referiu ao PM e ao seu percurso académico fez mal. A menos que tenha conhecimento concreto de todo o percurso e possa mostrar a papelada que ateste o que profere. Vou estando atento, para poder opinar.

terça-feira, abril 10, 2007 1:46:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Bem sabia que o «populaça» em itálico não lhe ia passar despercebido, cara Luar. Pois parece-me que, neste caso, começamos a ser tratados como tal. E é mau, julgar-se por cima da «carne seca». Há explicações que são devidas aos cidadãos da Pólis. Quanto às alternativas, veja que a oposição quase não mexeu um dedo nisto tudo... Eu quase nem a ouvi: silêncio sepulcral... Foi preciso virem os jornais... E o PR tb caladinho... Quanto à obscuridade, creio que haverá, nesta mesma matéria, muitos «rabos-de-palha» na nossa oposição... Opino, claro!

terça-feira, abril 10, 2007 1:55:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Tem de arranjar outra. A Banda já é marca registada.

terça-feira, abril 10, 2007 5:14:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud, acho-a um pouco críptica. Mas se se refere à mesma banda que eu, acho - modéstia à parte - que a minha imagem é um bocado mais rica...
O que me parece - não sei porquê - é que esta «música» não lhe está a agradar muito...
;-)

quarta-feira, abril 11, 2007 1:06:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Ai não que não sabe!!!

quarta-feira, abril 11, 2007 3:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
estou desiludida!
Venho eu lampeira, julgando que Vexa já tinha postado sobre a entrevista de ontem (que acompanhei quase integralmente) e... nada.
Vexa ainda não formou opinião sobre ontem?!?! ;-)
:-))))

quinta-feira, abril 12, 2007 9:43:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud
Sou apenas um ignoto cidadão da Pólis que faz aqui uns exercícios de cidadania, misturados com alguma «diarística»...
Não seja Vexa como a outra, com o seu «eu sei que tu sabes que eu sei»...
;-)

quinta-feira, abril 12, 2007 1:07:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Folgo em saber que logo após a entrevista do nosso PM, Vexa se «atirou» à net à espera dos comentários do Pólis... Sim, senhor! Quanta responsabilidade me põe em cima...
Porém, aconselhava-a, respeitosamente, pois claro, a usar o (ou um dos) «espelho(s)» aí de casa e a dizer-me o que é que vê...
;-)

quinta-feira, abril 12, 2007 1:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Politikos,
vejo uma "chavala" com menos borbulhas na cara!
E Vexa, para além dos cabelos grisalhos, o que vê?!?!

Ah, fico aguardando os comentários do Pólis?!
É que agora é que eu estou preparada (e "liberta") para "opinar" mas, como respeito os "mais velhos", aguardo pacientemente que Vexa dê o mote...
:-)

quinta-feira, abril 12, 2007 2:09:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Bem, cara «chavala» borbulhenta..., perdão, cara Atenas :-)
Respondendo literalmente a Vexa. No caso, olho para o espelho e vejo um cidadão (um pouco mais) desiludido… Apenas e só!
Além disso, penso, cara Atenas, que Vexa de duas, uma. Ou «assobia para o ar» ou não percebeu a imagem. Se for o primeiro caso, passe adiante. Se for o segundo, aqui lhe deixo a explicação. O que se pretendeu dizer com a imagem do «espelho» foi apenas que Vexa ainda não opinou, nem antes, nem depois da entrevista, limitando-se a comentar, não comentando, mas foi lesta a «exigir» comentário alheio...
Mas vejo que foi por uma questão de precedência… de deferência para com os mais velhos… Lamento, porém, dizer-lhe que o facto de ser mulher – apesar de «chavala» e borbulhenta – lhe dá desde logo, e mesmo assim, natural precedência sobre mim… É que «primeiro as senhoras»… Por isso, «be my guest, please»...
;-)

sexta-feira, abril 13, 2007 12:45:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Pois sim, senhor, cara Graciete-empresária, e de sucesso, vejo que mesmo antes de entrar «ao serviço», tb veio espreitar o Pólis à espera de comentário sobre a entrevista do nosso PM…
É que vai já seguir, a pedido de várias (duas) «famílias»… Um comentário singelo que o assunto começa-me a causar um certo cansaço…

sexta-feira, abril 13, 2007 12:50:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Comentários «singelos» à primeira parte da entrevista do nosso PM. Cingindo-me apenas aos factos que considero mais importantes.

O PM convenceu-me relativamente ao pagamento das propinas e ao faxe trocado com o reitor. Do primeiro apresentou os recibos e disse que aquelas verbas constavam no IRS. É inatacável. Do segundo, as explicações foram verosímeis.

O PM não me convenceu relativamente às razões da troca do ISEL pela UNI e menos ainda relativamente ao processo de equivalências… Da segunda, é de pasmar que ele diga que é normal – porque não é – um estabelecimento de ensino superior admitir um aluno para a frequência de um curso sem um certificado anterior... E menos ainda iniciar um processo de equivalências, sem certificado, sem programas das cadeiras e sem carga horária para se comparar… Estaria isto ao alcance de qualquer um dos cidadãos da Pólis?! E depois ainda há o Inglês Técnico, dado pelo reitor, que nunca deu a cadeira ou só a deu ao PM… E o Morais a dar as restantes quatro…

Deixo de lado, por considerar menos relevante, a questão do «engenheiro» ou do «licenciado em Engenharia Civil» e de todas as que estão à sua volta, apesar de tb elas conterem certa gravidade num chefe do governo… Desvalorizo, a questão da Engenharia Sanitária, por existir o MBA, que não é referido nos CV oficiais, embora me pareça que afinal o MBA é só da parte curricular e portanto não é um MBA… O resto são trapalhadas exclusivamente imputáveis à UNI ou coisas menores… Também deixo de lado as ligações com o Vara e as nomeações do Morais para cargos públicos por serem meras insinuações…
Espero deixar satisfeitas as habituais comentadoras do Pólis…
:-)

sexta-feira, abril 13, 2007 1:04:00 da manhã  
Blogger maloud said...

Eu como sou uma desocupada por vocação, mas com licenciatura {e escusam de me pedir os recibos das propinas. "Foram para o maneta"} ainda cá estou. Sobre o MBA faz favor de ler o Rui Pena Pires no Canhoto. Ele esclarece-o.
Amanhã a horas decentes, lá para o meio da tarde, continuarei a opinar.
PS {não é o meu}-Já exigi às minhas filhas que fossem buscar os canudos que estão há mais de 6 anos em doce sossego na Fac de Letras da UP. Nunca se sabe se chegam a PM. Destes posso mostrar o recibo. E o IRS.

sexta-feira, abril 13, 2007 1:54:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud
Vejo-a agora assumidamente defensora das posições do nosso PM. E a fazer um pouco de «género» com a coisa, sim senhor. Saiba que no seu tempo não havia propinas – ou eram de valor residual – e é razoável que «documentação caseira» com mais de 30 anos tenha «ido para o Maneta»; não é normal que «documentação institucional», com valor probatório: livros de termos ou seus equivalentes com 10 anos «vão para o Maneta»… guardando-se apenas «pautas»… É como deitar fora o bebé e ficar com a água do banho… Além do mais, não acho relevante a questão das propinas e os jornais de referência quase tb não pegaram nisso. Apenas disse que sobre isso, o PM tinha sido convincente...
Vejo ainda que foi selectiva na argumentação em que «pegou». Só escolheu o MBA, mas não «pegou» em tudo o resto. Note tb que mesmo sobre o MBA eu modalizei e disse «parece»… Após o esclarecimento do tal Rui Pena Pires e de mais algumas pesquisas, acho que é razoável o uso da expressão… Mas deveria ser regulamentado, para nuns lados não haver um tipo de exigência e noutros outro…
Já agora, espero que, nas tais «horas decentes», e tal como pressurosamente comentou o MBA, mesmo em «horas indecentes», tb comente tudo o resto que referi… É o que o resto, apesar de mais substantivo, não mereceu pelos vistos de imediato o seu avisado comentário… ;-)
P.S. 1 – Quanto ao PS, acho que sim e é prudente que as suas filhas lá vão buscar o «canudo»… Tb não vale a pena desdenhar em absoluto o «canudo»… É como em tudo: o uso do meio termo; nem emoldurar o dito e exibi-lo na sala ou no escritório, mas tb não o deixar esquecido, além do mais porque é o mais importante documento probatório que se tem das habilitações académicas…
P.S. 2 - E, por favor, não diga ao Sr. PM que fiz este comentário nas «horas de serviço»... Aliás, acabei de chegar de almoço, naturalmente que «a bem da Nação»...
:-))))

sexta-feira, abril 13, 2007 3:16:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Adenda ao comentário anterior: acabei de chegar de almoço significa que almocei tarde, mal e a correr...
Além de que vou sair agora...
Esta pode dizer ao Sr. PM... quem sabe não receberei um prémio qualquer; mas tb pode ser sintoma de uma má gestão de tempo; bem o melhor mesmo é não lhe dizer nada, para não lhe dar ideias ;-)
:-))))

sexta-feira, abril 13, 2007 8:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro politikos,

começando com nota prévia: estaja sossegado: não comento o seu horário de trabalho, nem conto a ninguém... ;-)

Quanto ao mais:
1. "Chavala" sim; "borbulhenta" não: disse com MENOS borbulhas! ;-)

2. O não opinar "publicamente" (aqui), não significa que não tenha a minha opinião... por prudência (estrutural e não decorrente de um qualquer "defeito profissional") entendi por bem esperar pelas explicações do PM;

3. Ao contrário de Vexa, para mim o cerne da questão é que o PM, tal como grande parte dos portugueses, padece do "mal" de achar que só é importante quem é "doutor" (no caso, "engenheiro").
E não vacilou quando, não o sendo (não me parece que tenha demonstrado que o era...), se identificou como licenciado em engenharia civil.
Entendo que esta atitude é tanto mais grave quanto maiores são as responsabilidades cívicas e políticas de cada um...
O resto são "peanuts" que, concordo, ficaram melhor (pagamento das propinas e fax) ou menos bem (troca do ISEL pela UNI e processo de equivalências) esclarecidos.

Agradeço penhorada a disponibilidade de Vexa para, mais uma vez, mesmo estando o assunto quase esgotado, "opinar".
Cumprimentos respeitosos.
:-)

sexta-feira, abril 13, 2007 10:52:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Ó Politikos isso do fazer "género" nem parece seu. Sabe muito bem que este é o meu género. Hei-de morrer assim, se não me encontrar com esse tal de Alzheimer. E também sabe, desde que aqui atraquei, que ajudei a eleger o Sócrates. E que sempre votei no PS. Tenho por hábito fazer a minha declaraçãozinha de interesses. E ainda no que a mim diz respeito olhe que no meu tempo se pagavam propinas. E não era nenhum valor residual. Pagavam-se mais de 1.000$ e passados cinco anos, já depois do primeiro choque petrolífero, o meu ordenado como professora eventual {era assim que se chamava aos professores licenciados sem estágio} era de cerca de 5.000$.
Quanto ao certificado de habilitações o Daniel Oliveira, o do BE no Arrastão diz que acontece frequentemente. O Director do Politécnico de Leiria, se não estou em erro, também diz que volta meia volta lida com situações destas. Há para aí um eng, que ficou a saber que já não é engenheiro, que tem o blog Fim de Semana Alucinante, que lhe poderá explicar como fez algumas cadeiras no IST. Deve ser mais ou menos da minha idade. E eu posso garantir-lhe que os que entraram em Economia em Lx em 68 fizeram os cursos praticamente em greve ininterrupta. Tinha lá três primos. Um deles hoje é um reputado gestor da nossa praça. Volta meia volta dou com ele a opinar na televisão. Eu fiz o meu 2ºano da Fac de Letras de Lx com uma greve que durou se não estou em erro de Novembro a Maio. Como facilmente calculará sou um génio a cinco cadeiras. E já que estamos nisto, eu exijo uma auditoria independente aos alunos de Direito do período do PREC. Pode ser que o nosso comum "amigo" que ainda ontem histericamente gritava DEMISSÃO, seja inspeccionado e coscuvilhado.
Não, meu caro, não é em golpe palaciano que este PM é derrubado. Julgo não estar enganada, acreditando que não se formatou para tal.
E para terminar, que isto de andar para baixo e para cima na caixa já me está a pôr zonza, não pertenço ao clube dos delatores. E se por absurdo pertencesse, vivo longe do poder, das suas benesses e das suas tricas. E não conheço o PM.

sexta-feira, abril 13, 2007 11:02:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Bem, cara Atenas
1.º Registo que afinal não é borbulhenta mas tem borbulhas, só que menos; estou esclarecido :-);
2.º Já existiam explicações do PM aos jornais, só que não de viva voz ao povoléu da Pólis; e sobretudo existiam factos que permitiam analisar e opinar, mas registo a sua prudência «estrutural» e não «profissional»; o mal é que a «estrutural» a juntar à «profissional» começa a ser prudência a mais; é como a comida sem sal, faz bem à saúde, mas não tem sabor (vou alternando as imagens, para não ser acusado de andar a «plagiar» as alheias ;-);
3.º Para mim a questão do querer ser «engenheiro» ou «doutor» é uma ambição lícita e legítima, não vejo nisso grande problema; a questão são os meios para lá chegar...;
Não sei se o assunto está esgotado ou não. Ainda hoje «O Público» dizia que o certificado que existe, ao que creio na Câmara da Covilhã, não coincide nas datas e sobretudo nas notas com o que o PM apresentou na televisão...

sábado, abril 14, 2007 1:21:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud
O seu comentário é lapidar e resume-se nisto: o que se passou com PM não é caso único, há muitos assim, de onde, está tudo certo. Esquece-se, porém, que uma coisa são as «passagens administrativas» do PREC ou situações pontuais decorrentes das greves académicas do fim do Estado Novo, que aconteceram por razões conjunturais, e que abrangeram todos os estudantes, alheios a isso, e outra é o caso vertente. Não há qualquer comparação. Quanto à sua declaração de intenções, registo-a, não sabia era desse seu espírito «maternal», de leoa defendendo a cria a todo transe... E depois ainda temos a tese da cabala, que aqui configura como «golpe palaciano». Ora o que veio a lume não partiu do Governo, nem do PS, nem sequer da Oposição, mas sim dos blogues e dos jornais… Como se sabe, tudo gente apostada em derrubar o PM...
Quanto aos delatores, valha-me Deus, minha cara, ironizo e v. sabe-o muito bem… de onde, é coisa gratuita neste contexto…
Constato também, após o que me diz, que fiz um «belo» curso, mais duas belas pós-graduações (já agora - diga-se - com 2 anos cada uma) e mais um mestrado, tudo muito regular, sem greves, nem passagens administrativas, o que seguramente me qualifica bem para o cargo de PM ou de PR… Ora como Vexa comenta aqui, mais a Atenas, a Graciete, admito que o Kroniketas tb possa, com reticências, dar-me o seu apoio, e aí temos o núcleo duro do MPP... (Movimento Politikos à Presidência)
:-))))))))))))

sábado, abril 14, 2007 1:32:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online