11 de outubro de 2007

Sob(re) suspeita

Já por aqui se disse (uma vez e outra) que não há jornais de referência em matéria de Língua Portuguesa. Mesmo os jornais que mantêm equipas de copidesques, de revisores ou o que for, não são jornais de referência. E são todos iguais no erro e no Português. Adoptaram um Português formatado, de estilo único, e nada os distingue. Não acho que o Expresso seja melhor escrito do que o Correio da Manhã ou do que o 24 Horas. Ou que os especializados sejam melhores do que os generalistas. Ou que os generalistas sejam melhores do que os desportivos. Ou que os semanários sejam melhores do que os diários e, se calhar, deveriam. Deste panorama, nem o JL – dito Jornal de Letras, Artes e Ideias - escapa. Nele o erro mais crasso é tão comum como nos outros. A Visão, que acabou por sustentar a teima, serve de cobaia mas não é nem pior, nem melhor que os demais. Assinalei-o aqui nas duas vezes citadas e pouco mais. Não carece. É uma evidência absoluta comprovada quase todas as semanas. Esta, porém, volto a assinalar o erro apenas porque a Visão aponta um erro crasso, caindo, na mesma página, ali mesmo ao lado, num bem pior… Veja para crer.

Etiquetas: , ,

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu mui estimado Senhor Politikos,
com toda a franqueza tenho que lhe dizer que já estou cansada de ler este post! :-(
Leio e releio, desde o primeiro dia em que o postou, por vezes duas vezes por dia.
Sem querer parecer muito exigente (na verdade até sou :-D) podemos mudar de assunto?!
Como andam os seus passeios de mp3 nos transportes públicos ultimamente?,
e onde estão as fotos que anda por aí a tirar, não com uma belíssima máquina fotográfia a tiracolo, mas com um singelo telemóvel?
Perdoe-me lá o descaramento mas só me apetece fazer-lhe isto: :-p
Vá, apresse-se, estamos todos à espera!
:-)

quarta-feira, outubro 17, 2007 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aproveitando o embalo... (e desculpe lá esto acréscimo de descaramento): ó minha querida e caríssima Luar, depois daquelas belas fotografias de tão distintos cavaleiros que postou, quase que tive um colapso quando li o post de domingo a dizer que não postava mais.
Não se faz! É que cada vez mais a gente jovem como eu é acometida por "AVCs"; tenha piedade de mim! Entretanto já estou mais aliviada! :-D

quarta-feira, outubro 17, 2007 7:20:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Santo Deus, meu caro Politikos! E ainda compra a Visão?
P.S.: Quem jura e trejura deixar de «postar» sou eu, mas é o Politikos que anda arredio.

sábado, outubro 20, 2007 6:50:00 da tarde  
Blogger Luísa A. said...

Minha cara Atenas, aquele foi o grito do judoca, que pretende soltar algumas energias negativas. Afirmei a liberdade, recuperei o prazer. :-)

sábado, outubro 20, 2007 6:52:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Digo-lhe a si o que já disse a um amigo meu que criticou o blogue por deixar de fora muitos assuntos importantes da actualidade, pronunciando-me sobre bagatelas que não interessam a ninguém. Ao que lhe disse que o Pólis não é (nem pretende ser) o Jornal da Noite. E que não tinha (e não tenho) de me pronunciar sobre os grandes acontecimentos do mundo. Não escrevo para agradar aos leitores e/ou sobre os temas que interessam aos leitores. Escrevo apenas sobre o que me apetece e quando me apetece. Mas registo as suas «saudades» dos meus escritos. Dito isto, à guisa de estatuto editorial, constato que é pouco sensível à Língua Portuguesa?! Fotos não tem havido. Sobretudo depois que a Luar descobriu a sua veia «national geographic». É que fiquei com o meu ego artístico tão amarfanhado com as fotos dela que não sinto ânimo para publicar mais nenhuma daquelas «coisas» que publicava ;-). Vejo ainda que, ao contrário de outros temas, gosta da minha «veia» de «cronista», direi mundano. Mas não tem havido episódios nos transportes públicos sobre que me apeteça postar. Tem razão quanto à Luar. Também eu fiquei verdadeiramente em pânico pela possibilidade de ela deixar de postar. Felizmente, parece que é só um «grito de liberdade». Agora o que verdadeiramente me admirou foi aquele «top mais» dos cinco cavalheiros (a que Vexa chama cavaleiros, porque será?!), um dos quais meio nu. Imagino o que não seria se eu publicasse aqui as fotos do meu «top mais» e transformasse este blogue numa espécie de cabine de camião TIR ou de oficina de automóveis de bairro. Uma vez, pus aqui pouco mais que um colo e fui logo zurzido… Bem prega Frei Tomás…

domingo, outubro 21, 2007 9:16:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Luar
Devo dizer-lhe, tal como se lê no poste, que não há grandes alternativas. E a Visão é uma boa revista. Infelizmente, os copidesques que tem não fazem bem o TPC.
É verdade que ando um pouco «arredio»: não costumo deixar os meus dois comentadores (residentes) sem resposta tanto tempo. Mas quanto a postes, já tenho estado mais tempo sem postar! Trabalho a mais e, porventura, ânimo a menos: só para postar, claro, não para vos responder ;-)
Bom fds, para ambas

domingo, outubro 21, 2007 9:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Politikos,
ainda bem que isto não é o "jornal da noite", senão não vinha cá; aliás, eu não lhe pedi temas de "grande importância mundial": pedi-lhe temas de "cronista" que, como se sabe, muito aprecio :-D.
"Dito isto, à guisa de estatuto" de leitora/comentadora residente, não posso deixar de o informar que, embora as fotos postadas pela Luar sejam, de facto, fantásticas, as suas tinham a acrescer a sua "crónica", o que muito me deliciava. Não se sinta, pois, amarfanhado, s. f. f. :-)
Quanto ao top, por lapso a teclar faltou-me o "h", mas pensando bem, assim também não está mal...
E, já agora, gostaria mesmo muito de conhecer o seu «top mais» e pode confiar que nunca iria dizer que estava a transformar "este blogue numa espécie de cabine de camião TIR ou de oficina de automóveis de bairro"...
Que tal para próximo post?, de certeza que não lhe iria tomar muito do seu atarefado tempo...
:-)))

domingo, outubro 21, 2007 9:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cara Luar,
sinto-me "quase" feliz...
o "quase" é porque sinto, por vezes, vontade de lá deixar um ou dois comentários...
E saiba que não é preciso responder: nem todas as pessoas que têm caixa de comentários respondem aos comentadores.
:-)

domingo, outubro 21, 2007 9:48:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Minha cara Atenas
Folgo em saber que adoptou o estatuto de comentadora residente. Quanto aos seus lapsos (a teclar), o Freud já falou nisso, chamou-lhes «acto falhado»... Agora quando afinal Vexa também acha bem a «coisa» ao nível do consciente..., o Freud bem pode «arrumar as botas»...
;-)
Bom fds

domingo, outubro 21, 2007 9:59:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

«Não acho que o Expresso seja melhor escrito do que o Correio da Manhã ou do que o 24 Horas.»

Não se diz «melhor escrito», mas «mais bem escrito».

sábado, dezembro 01, 2007 7:29:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Soso
Não diga «não se diz». Diga, antes, «eu não digo» ou, então, «há quem considere errado dizer». É que não estamos na «escola primária», homem! Acredite que sei bem o que escrevi e porque o escrevi. Além disso, desconfio que v. também sabe que eu sei. E também sabe que cada vez mais escrevem assim. E ainda sabe que os que escrevem assim são já a larga maioria. E ainda que há quem defenda o contrário, mesmo entre os gramáticos. E ainda que os melhores da nossa língua também já o fizeram.
Por isso não diga «não se diz». V. não diz, mas eu digo e vou continuar a dizer e comigo a grande maioria.

quarta-feira, dezembro 05, 2007 10:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online