Verdade/Justiça vs habilidade/lei
Esta chegou-me há uns dias por mail, pela mão de uma amiga. Tal qual está. Corrigi apenas um errito ortográfico. Chegou-me inclusive com a nota que está em baixo. Não lhe dou, pelo menos à nota, nenhum crédito. Acho que não deve ser verdadeira. Independentemente de o ser ou não, o que a carta acaba por ilustrar é um modo de funcionamento conhecido de todos em que a Verdade e a Justiça ficam sempre a perder para a habilidade argumentativa e para a lei. Lembrei-me desta e recuperei o texto após conhecer o desfecho da Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional sobre o caso Apito Final e depois de ver as declarações de alguns engenheiros nas televisões da Pólis.
Argumentação de um engenheiro português que foi apanhado a 250 Km/h numa estrada onde o limite era de 70 Km/h.
Argumentação de um engenheiro português que foi apanhado a 250 Km/h numa estrada onde o limite era de 70 Km/h.
Ex.mo Sr. Dr. Juiz,NOTA: O ENGENHEIRO NÃO FOI CONDENADO!
Meretíssimo:
Confirmo que vi na estrada a marca de 70 em números negros inscritos num círculo vermelho, sem qualquer informação de unidades.
Ora, como sabe, a Lei de 4 de Julho de 1837 torna obrigatório em Portugal o sistema métrico, e o Decreto 65-501 de 3 de Maio de 1961, modificado de acordo com as directivas europeias, define, como unidade DE BASE LEGAL, as unidades do Sistema Internacional, SI. Poderá confirmar tudo no site do Governo.
Ora, no sistema SI, a unidade de comprimento é o "Metro", e a unidades de Tempo é o "Segundo". Torna-se portanto evidente que a unidade de Velocidade é o "Metro por Segundo". Não me passaria pela cabeça que o Ministério aplicasse uma unidade diferente.
Assim sendo, os 70 Metros por Segundo correspondem, exactamente a 252 Km/h. Ora a Polícia afirma que me cronometrou a 250 Km/h o que eu não contesto. Circulava portanto 2 Km/h abaixo do limite permitido.
Esperando a aceitação dos meus argumentos, de V. Exa.
António Nogueira
(Engº Civil, IST)
Etiquetas: Comportamentos, Justiça
3 Comments:
Vou copiar esta carta. Estou farta de ser apanhada em excesso de velocidade em sítios onde nunca estive :}
Cara Maloud
Quanto ao copiar a carta: Pois! ;-)
Quanto ao ser apanhada em sítios onde nunca esteve, hoje vi num dos jornais da noite um indivíduo que foi notificado para pagar uma dívida de via verde de um seu veículo... E o veículo era um tractor... E foi apanhado em Loures e o homem é da região Centro (creio)...
Eu nunca estive. Não posso dizer o mesmo de certos carros :}
Enviar um comentário
<< Home