3 de abril de 2008

Escolas da Pólis 2008

1. Há crianças de 6 anos que levam pistolas de 6,35mm e de 9,00mm para as escolas (atenção que este calibre é um calibre de guerra; nem a PSP utiliza este calibre);
2. Há pais que dizem: leva esta arma para te defenderes;
3. Então as facas são às centenas.
?!?!?!??!?!?!?!?!?!?!?!??!?!?!??!?!?!??!?!?!??!?!?!??!?!?!??!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
Respigo de memória as declarações do PGR em Belém, hoje.
Se alguém que não conhecesse a Pólis ouvisse isto, acharia que tinha sido dito por um taxista ou pelo PGR?!
E onde é que pensava que estaria?!
É claro que enquanto isto se passa, a criminalidade – a velha e a nova – continuam sem que se veja actuação assim tão firme e declarações assim tão musculadas e desbragadas por parte de um dos principais responsáveis pelo seu combate...
É claro que eu enquanto cidadão quero saber quantos casos são esses, como aconteceram, onde aconteceram, quantas vítimas fizeram e o que representam percentualmente no todo das escolas.
É claro que o abstruso segredo de Justiça não o vai permitir, mas permite que se digam estas alarvidades que por serem ditas por quem foram e onde foram são necessariamente generalizadoras. É claro também que por serem ditas por quem foram, pouco juízo crítico se vai exercer sobre elas. E nenhuma autoridade – os verdadeiros órgãos de soberania da Pólis: AR, PR e Governo - vai exigir que o PGR se explique e mostre tudo o que tem. A coberto da independência absoluta de que goza, a Justiça, agora pela mão do PGR, além de ineficaz é também alarve…
Nota (a 6-4-2008) - puxo para aqui uma indicação da Maloud que agradeço e que me parece ajudar a contextualizar as declarações do PGR...

Etiquetas: ,

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro Politikos,
que posso eu dizer senão...

:-)

quinta-feira, abril 03, 2008 11:23:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Acho curtas as suas reticências e insuficiente o seu sorriso para responder ao teor do poste...
Tinha aqui uma boa oportunidade para expressar a sua concordância absoluta comigo em matéria de postes sobre Justiça... E dei-lha... servida em salva de prata...
;-)

quinta-feira, abril 03, 2008 11:49:00 da tarde  
Blogger T said...

Custa-me a crer nestas afirmações tão categóricas e absolutas. Mas caso sejam a verdade, que os factos sejam apresentados ao país.

Quinta é dia de post, boa!

sexta-feira, abril 04, 2008 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ó meu caro Politikos,
não me diga que já não sabe "ler"...

:-)

sexta-feira, abril 04, 2008 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Melhor dito,
já não me sabe ler...

:-D

sexta-feira, abril 04, 2008 12:10:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara T
Basta ouvir as televisões da Pólis. As declarações aí estão. Não as aspeei por receio de num ou noutro pormenor me poder enganar. Mas o homem disse exactamente aquilo. Num destes dias estará no Youtube e faço o link.
Infelizmente, aquilo é-lhe permitido... e é se calhar o primeiro a pedir provas a quem acusa... Bem prega, Frei Tomás...
O que eu pergunto é: será que não arranjam ninguém dentro da magistratura mais ponderado, mais sensato e com melhor atitude do que ele? E se não há, vão buscar fora...

sexta-feira, abril 04, 2008 12:35:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Não li mais nada se não reticências e um sorriso...
Gosto de ver claramente visto... e de ler claramente escrito...

sexta-feira, abril 04, 2008 12:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Politikos,
creio que vai ter que decifrar o que eu escrevi...
O que é fácil; afinal «V. é um homem inteligente»... (estava cá com uma vontade de usar esta sua expressão...)
Olhe que eu percebi muito bem os seus dois últimos parágrafos do comentário de resposta à T... cheguei mesmo a pensar, veja bem, que os dizia com reticências para eu os "ouvir" bem...

Boa noite; amanhã é sexta-feira...
:-)

sexta-feira, abril 04, 2008 12:47:00 da manhã  
Blogger T said...

Caro vizinho:
Sabe, vejo cada vez menos televisão. E esqueço-me sempre das horas do telejornal.
Mas neste momento, qualquer disparate que seja dito pouco me surpreende.

sexta-feira, abril 04, 2008 12:51:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Não faço decifração de comentários enigmáticos. Nem sequer de meias palavras, quanto mais de reticências e de sorrisos...
Mas se quer que lhe diga, é também por essas e por outras que as coisas estão como estão. É que ninguém se assume... nem sequer é como alternativa... é numa simples crítica mas com todas as letras... É pena, mas é o que temos... Os dois últimos parágrafos de resposta ao comentário da T não tinham um endosso particular, são apenas uma perplexidade minha...

sexta-feira, abril 04, 2008 1:01:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Caro T
Idem. E não faz mal. Eu às vezes acompanho o jantar com televisão ou a televisão acompanha o jantar e lá vou ficando a par das coisas...
O disparate tem graus que aumentam na proporção directa da responsabilidade social de quem os diz... Num taxista, aquilo era uma boçalidade qualquer, na boca do PGR o que será?

sexta-feira, abril 04, 2008 1:04:00 da manhã  
Blogger T said...

Dos taxistas, eu ouço as histórias mais extraordinárias. Um senhor muito velhinho, outro dia, contou-me como a mulher o estava a envenenar. E o discurso sobre a quantidade de Salazares, que era preciso para endireitar Portugal, é sempre certo.

sexta-feira, abril 04, 2008 1:09:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Devem ser familiares deste?! Ou seja, este é a versão universitária (melhor: a versão com estudos universitários) daqueles...

sexta-feira, abril 04, 2008 1:25:00 da manhã  
Blogger T said...

Penso que a ascendência será pior ainda. Eu até gosto dos meus amigos taxistas. Falam é muito! E só prejudicam o trânsito.
O senhor de que falou é mais perigoso.

sexta-feira, abril 04, 2008 1:32:00 da manhã  
Blogger maloud said...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1324869&idCanal=58
Pois é! O Pinto Monteiro dá-se mal com os números.

domingo, abril 06, 2008 12:46:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud
Sempre informadíssima. Agradeço-lhe o link. É importante essa notícia. E dá, de facto, pano para mangas a discussão daqueles números...
O homem afinal está certo... Apenas conjugou mal o verbo «ser»...
As facas , então, SÃO às centenas (165)?! Está certo!
P.S. 1 - E nas facas, se reparou, estão incluídos os canivetes: acho que até há uma medida da lâmina a partir da qual se consideram «arma branca»).
P.S. 2 - Por acaso, lembro-me de ter tido, em tempos idos, um belo canivete suiço em que mostrava orgulhoso a todos os colegas... Eu bem digo que nos dias de hoje, à luz dos critérios do PGR, era um perigoso delinquente...
O mínimo de decência obrigaria qualquer pessoa que fizesse uma afirmação dessas a apresentar os números que sustentam o que disse! E perante estes, torna-se obrigatório! Mas acha que vai acontecer! Eu acho que não!

domingo, abril 06, 2008 8:36:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online