25 de fevereiro de 2009

Technicolor

Num mundo onde tudo nos aparece muito digerido, muito pronto-a-vestir, muito «escolha uma opção», foi com gosto que vi o filme A Dúvida. Detesto coisas a preto e branco, pessoas a preto e branco, ideias a preto e branco. As coisas são sempre mais complexas do que isso. Foi, por isso, que gostei de ver A Dúvida e o tratamento que nela se dá ao tema da pedofilia. Sob o ponto de vista da análise, as coisas são vistas de diversos ângulos. Nenhum deles é o bom, nenhum deles é o mau. Há muita delicadeza no modo como o filme é feito e em como as coisas nos são apresentadas ou apenas ao de leve sugeridas. O estado de dúvida em que nós, juntamente com os personagens, estamos, também nos ajuda a perspectivar as coisas de outra maneira. E no fim, e apesar das capas que cada um de nós veste no seu dia-a-dia, resultado das nossas vivências, percebemos que até mesmo o mais empedernido de nós nunca é completamente a preto-e-branco…
É também dessa esperança na humanidade que nos fala o filme…

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Luísa A. said...

Muito interessante análise, meu caro Politikos. Não estava na minha lista de filmes a ver – apesar do elenco, o tema não me seduzia – mas já passou a estar. :-)
P.S.: Apetecia-me dar para a troca o Vicky Cristina Barcelona – não sei se já viu – que, sendo apenas moderadamente interessante (um retorno ao típico Woody), tem, pelo menos, o benefício de um colorido exuberante! ;-)

quinta-feira, fevereiro 26, 2009 2:00:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Luísa. A bem dizer o tema nem é a pedofilia. A pedofilia é apenas o pano de fundo. Se substituísse pedofilia por outra qualquer questão moral, o filme fazia-se na mesma. Tenho de pedir à distribuidora uma pequena parcela nos lucros já que hoje mesmo um amigo que lê o blogue me mandou um sms nesse sentido...
Se for ver, atente nos detalhes mais ou menos explícitos que são fundamentais para compor uma atitude perante a vida por parte das personagens: as unhas, os cubos de açúcar, a lauta refeição com o monsenhor, as lâmpadas...
Sobre o Vicky não vi, mas está na lista... E ademais se o «colorido» é tão exuberante como diz, tanto melhor...

sexta-feira, fevereiro 27, 2009 8:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online