21 de janeiro de 2008

Patrimónios

Nunca simpatizei politicamente com Manuel Alegre. Já por aqui o disse, designadamente aquando das últimas eleições presidenciais. O meu candidato foi, então, como se sabe, outro. Acabei de o ouvir no jornal da noite da SIC Notícias. E de repente, pus-me a olhar para o seu discurso e a reconhecer-me nele, nalgumas coisas, nalgum património comum, numa espécie de mais ou menos definida herança familiar. E, inevitavelmente, surge-me a comparação com Sócrates. É que ouço Sócrates e, decididamente, não lhe encontro nada que também me pertença.

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Luísa A. said...

Meu caro Politikos, todos nos reconhecemos um pouco nos outros, em «algumas coisas». E o Manuel Alegre é, como ele próprio diz, um homem de letras, com uma visão humanista ou, pelo menos, não essencialmente economicista das coisas. Mas não se deixe tentar pelo canto da sereia. A esquerda é, por natureza, interventiva, dominadora, «socrática» (de José Sócrates), guiada por causas, ou revolucionária, em suma, e não acredita, nem aceita a ordem e a evolução espontâneas e livres…
Mas claro que não vi a entrevista que refere e não sei, portanto, de que é que estamos, exactamente, a falar. :-D

quarta-feira, janeiro 23, 2008 1:07:00 da manhã  
Blogger Politikos said...

Minha cara Luísa
O meu comentário vale apenas pelo seu valor facial. E não, não me deixo tentar por nada que venha dali. E também não procuro qualquer porto de abrigo. Ando à vista da costa, porque gosto de observar, mas, conhecendo-me como me conheço, não irei aportar a nenhum porto ou cais. Apenas tenho uma certeza, - que sei que muito a vai alegrar - por mim, PS nunca mais. A menos que mudassem os actores, mas a mudança teria de ser radical. Saem estes e entram outros, sem nenhum comprometimento com o que está. É que não me chegará ver os figurantes de hoje desempenharem amanhã papéis noutras peças. É que esta existe, está em cena, e eles suportam-na, quanto mais não seja por omissão.
Quanto ao que diz da esquerda, - seja lá o que isso for, hoje em dia - é desajustado e injusto. Sem ela, ainda seríamos «servos da gleba» ou empregados das fábricas do Ford. A trabalhar de sol a sol, com obrigações e sem direitos. É também desse património que falo...

quinta-feira, janeiro 24, 2008 6:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

(Meu/Nosso)Caro Politikos,
fazer parte de uma "santa aliança" com a Luar/Luísa é, para mim, uma honra!!! :-)

No que respeita ao teor do post, só tenho a dizer-lhe que "pus-me a olhar para o seu discurso", onde Vexa se reconhece "nalgumas coisas, nalgum património comum" e dei por mim a pensar com os meus botões: pronto, descobriu que está velho (finalmente)...
:-)))

segunda-feira, janeiro 28, 2008 11:31:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Não sei se se dá conta, mas a primeira parte do seu comentário acaba por provar essa «Santa Aliança»... E quando vi o seu comentário começar com um: «No que respeita ao teor do poste,» pensei que Vexa iria comentar... o «teor do poste»...

segunda-feira, janeiro 28, 2008 11:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro senhor Politikos,
"não sei se se dá conta" mas a intenção era essa (no que respeita à "santa aliança"...).

E quanto ao teor do post, bom, se calhar até se pode dizer que comentei mesmo o teor do post...
Porque, parece-me, o post vale sobretudo pelos 5.º parágrafos e seguintes e neles Vexa reconhece-se em algumas coisas do discurso e património do Manuel Alegre que tem a idade que se sabe...
:-)))

terça-feira, janeiro 29, 2008 6:39:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Atenas
Atem-se aos termos estritos do que escrevi e replica-os como se de um eco se tratasse...
Os meus postes, para o bem e para mal, têm uma estrutura que segue a tríade: introdução/desenvolvimento e conclusão. Ou seja, só no final atingem o clímax... Penso que é o normal, não!? Se as conclusões fossem «precoces», nem lhes chegava a tomar o gosto, ou não é assim?! Há que preparar o terreno... e depois, o final tem outro gosto... ;-)
Quanto à história da idade, cara Atenas, a sua tentativa de me colar ao Alegre é forçadíssima... Ora, Vexa, certamente se reconhece na «herança familiar» dos seus pais e avós, sem que com isso tenha de ter a idade deles...
Acho que Vexa consegue fazer melhores comentários...
Se fosse o Prof. Marcelo não lhe dava mais do que um 11 ou um 12 por este seu comentário...
:-P

quinta-feira, janeiro 31, 2008 10:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó caro politikos, deixe lá o Prof. Marcelo dedicar-se a assuntos mais importantes do que avaliar os meus pobres comentários :-p

E esteja descansado: não tornarei a fazer referências à sua idade (pelo menos nesta caixinha); já vi que é um tema delicado...
(nem mencionarei a questão das cãs, ou outros similares, que povoam os seus muito bem estruturados e "saborosos" posts)
:-D

P. S. E mais posts?
(espero que a idade..., perdão, que o trabalho, não o impeça de manter o ritmo de postagens a que me tinha habituado e que, ultimamente, se revela mais fraco...)
;-)

sexta-feira, fevereiro 01, 2008 4:19:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online