16 de agosto de 2008

Zelota

Regressei ontem de quinze merecidíssimos – digo eu – dias de descanso, que o ano foi bastante complicado a diversos níveis, sobretudo do ponto de vista profissional. Tarefas intelectuais nestes dias, apenas a leitura de livros, jornais e revistas. Absolutamente mais nada. Ainda levei o portátil, mas nem sequer o tirei da mala. Noutros anos ainda fiz uns postes. Mas neste nadita de nada. Apesar de naturalmente instado por algumas das coisas que fui vendo e lendo. Uma coisa, porém, não posso deixar passar em claro, de tal modo a achei perturbadora.
Num dia de Agosto apanhei, numa das televisões da Pólis, uma notícia que dava conta de que o nosso Primeiro (PM), José Sócrates, queria pagar a multa por ter fumado no avião para a Venezuela, mas que não se sabia quem lha passava, se a ASAE, se a PSP. Ora, ao que os jornais noticiaram o PM estava de férias, pelo que aquilo deve ser obra dos assessores, mas certamente com o seu acordo. Confesso que fiquei estarrecido. O assunto praticamente morreu. Só alguns zelotas da Pólis – ou da lei – ainda falam nisso, invocando a igualdade de todos perante a lei, etc. e tal. Mas, claro, zelotas há-os em todo o lado. É bom, porém, que o PM não seja zelota. Na função, quer-se alguém com bom-senso, que saiba discernir o essencial do acessório e que desse modo saiba avaliar as situações da governação. Querer pagar à força pagar aquela multa denota um espírito zelota que me parece desde logo perigoso. O PM deu em tempos boas explicações sobre esse episódio. Foram satisfatórias para quase todos. De onde, nada mais há a dizer. Além de perigoso, o espírito zelota parece-me hipócrita, pois no mínimo podemos justamente perguntar se o PM o usou nalguns episódios vindos a lume da sua vida passada...

Etiquetas: , , ,

4 Comments:

Blogger maloud said...

Faça como eu. Um mês inteiro sem jornais, nem TV.

quinta-feira, agosto 21, 2008 7:49:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Cara Maloud
E perdia a vitória na Supertaça?!
;-)

sexta-feira, agosto 22, 2008 5:38:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Parabéns! Mas já começa a ser um hábito, não?
Soube quando voltei à pátria. Por lá proibi terminantemente que se ligasse a TV {intervalei para a abertura dos JO} e me dessem novas pescadas na net. Afinal só tenho um mês de paraíso. Aproveito-o até ao tutano.

sexta-feira, agosto 22, 2008 6:37:00 da tarde  
Blogger Politikos said...

Obrigado. Pois! Assim parece!
Intervalou para ver a «aldrabice» da cerimónia de abertura com a menina cantora em «playback» e com o fogo de artifício em Pequim que afinal era virtual?!?!?
Fez bem em cortar, eu estando cá dentro não consigo e mesmo quando estou fora acabo por andar à cata na televisão e na net... Vícios!

sexta-feira, agosto 22, 2008 7:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hits
cidadãos visitaram a Pólis desde 22 Set. 2005
cidadão(s) da Pólis online