Nem carne, nem peixe...
Há momentos de uma grande solidão social. Sinto-os muitas vezes. É um pouco como estar na praia todo vestido. É um pouco como ser Gulliver em Liliput. Não estamos confortáveis ou sentimo-nos deslocados. Hoje aconteceu-me isto. Ainda por cima, há contextos em que temos de estar num dos lados da barricada ou então não estamos em nenhum. Estive numa sessão de esclarecimento sindical. Pensava que tal expressão já estava votada ao ostracismo, mas não está. Discutia-se a chamada lei da mobilidade especial – já agora a 53/2006 – que irá afectar a curto prazo toda a Administração Pública. A lei é um aleijão: remissiva e confusa. Ia a dizer aleijão jurídico, mas falta-me preparação para atribuir tal qualificativo. A apresentação foi feita por um advogado sindical: um bocado pintas. Adora-se e adora ouvir-se. Não sei sequer o que prevaleceu, se a lei, se os apartes jocosos. Não me revejo no estilo, confesso, mas reconheço-lhe a utilidade. O problema é que neste caso, como noutros, não consigo estar em nenhum dos lados… E isso é o que de pior pode acontecer…
Etiquetas: Administração Pública, Leis, Pessoais, Sindicatos
8 Comments:
"Pintas" quer dizer o quê? Talvez seja detalhe, mas gosto de perceber as personagens.
Caríssima Maloud. Fez bem em perguntar. No detalhe está tudo. Um «pintas» - note que está em itálico - é um «cromo», mas com uma certa «lábia». É um espertalhão, um vivaço, um manhoso, um ladino. Chega, de adjectivos?! Faça assim: visualize um vendedor de automóveis e ponha-lhe um curso de Direito em cima e aí tem o nosso homem... :-)
Espero ter conseguido ser suficientemente expressivo...
;-)
Mas se aquilo era de esclarecimento sindical {quase me apetece perguntar o que é que isto significa}, porquê o "pintas"? Lá nos sindicatos só há "pintas"? Recrutam-nos mal saem das faculdades ou antes fazem um tirocínio num stand de automóveis usados?
Cara Maloud. Pode perguntar tudo. Sobre as «sessões de esclarecimento», apenas achei graça à recuperação da expressão, porque a achava caída em desuso e porque o tal «pintas» fez isso mesmo: esclareceu as massas ignaras... Eu aqui, que sei, vocês aí, que não sabem... E vai na volta, o «pintas» só conhece uns canhenhos, tendo à cabeça o CPA, e falta-lhe quase tudo o resto... Nos sindicatos, há tantos «pintas» como nos outros lados, minha cara. «Pintas» há-os em todo a parte. Aquele era apenas um bocado «estiloso»... E o certo é que entre esse «pintas» e o «pintas» do presidente: um senhor «bem posto», com ar de mestre-escola, uns tiques mal disfarçados de pequeno ditador, há muitos anos sem hierarquia, nem sei qual escolha... Este último volta e meia aparece na televisão a botar discurso com ar pomposo e enfatuado... Haja paciência, haja paciência...
Mas o que anda o meu caro Politikos a fazer por sessões de esclarecimento sindical? :-D
Não me diga que as iniciais do "pintas" presidente são BP? Não, não é a gasolina britânica.
A tentar adivinhar o futuro, cara Luar, a tentar adivinhar o futuro... Mas creio que neste particular nem os criadores conhecem bem a criatura...
Cara Maloud, na verdade por vezes abasteço o automóvel na British Petroleum?~
;-)
Enviar um comentário
<< Home